09 dezembro, 2012

Judite em seara alheia

Agita-se a corrida autárquica. A zona de Lisboa é a que está em ebulição. Em Oeiras, o maçon Moita Flores deverá suceder ao maçon Isaltino, já a dever uns anos à «gaiola». Mais indefinido está o cenário em Lisboa. Fernando Seara, o «careca» do Benfica, vai medir forças com o seu amigo António Costa, a fazer render o peixe em Lisboa, enquanto não pode saltar para voos mais ambiciosos. Como em Portugal existem muitas relações familiares sensíveis entre jornalistas e políticos, assalta-me a dúvida como é que a jornalista mais influente do país, Judite de Sousa, vai gerir em termos profissionais este novo desafio do seu marido. Era capaz de ser melhor pedir objecção de consciência quando for preciso entrevistar o autarca Costa.

«Uiii», «Ufff», «Tchhh»...

Mais um grande espectáculo na Liga Inglesa, com o United a derrotar nos descontos o City, na casa do campeão. Estes jogos da Premier podem não ser um portento em nota artística, mas a intensidade arrasa o ritmo cardíaco de qualquer um. Desta feita o «derby» até meteu arremeso de moedas, uma delas atingiu Rio Ferdinand na testa, e a invasão de campo por parte de um adepto. Se a isto juntarmos as interjeições do comentador Pedro Henriques na Sport TV, com os seus «Uiii», «Ufff» e «Tchhh», e os seus termos e comparações dignos de um café, podemos constatar que não falta mesmo nada.

Torpes a comunicar, implacáveis a espiar

Parece que, à semelhança do que já acontecia no tempo de Sócrates, este governo está obcecado pelo que se escreve sobre os seus políticos na blogosfera. Não sei se monitorizam este «tasco», mas se por cá andam a «cheirar», é um prazer. É sinal, como disse o nosso PM quando viu a tarja do «demite-te», que a nossa democracia vive um momento salutar. 

Um mundo de perigosas aventuras

Cantor, advogado e dirigente desportivo. João Loureiro foi tudo isto e quer voltar ao lugar onde foi feliz. Levou o Boavista à conquista do título de campeão nacional e, em seguida, afundou o clube do Bessa até aos escalões inferiores. Na dúvida, fica a sombra de uma gestão danosa e outros episódios mal explicados. Loureiro regressa para ser o único candidato à liderança dos «axadrezados. Só aqui e em Itália em que estes mundos de perigosas aventuras são concretizáveis...