27 novembro, 2012

Uma «taberna» de serviço público

Já não tenho paciência para o «Prós e Contras», mas o tema (a reforma administrativa e a fusão de freguesias) e o agitado auditório do programa de ontem foi-me atraindo a ficar. A Fátima, qual dona do «Bataclã», deu vários raspanetes aos autarcas na sala: «Pouco barulho» ou «baixe lá esse cartaz, isto é um programa de televisão», foram algumas das pérolas que a dona da «taberna» de Carnide, onde fica a Casa do Artista, mimoseou alguns dos presentes. O secretário de Estado, Paulo Júlio, na esteira do seu superior, Miguel Relvas, esteve várias vezes contra as cordas. Inexperiente, revirou os olhos várias vezes, fez carantonhas e até se congratulou com o facto do presidente da junta de Carnide, um dos autarcas que se opõe à reforma, andar a ler algo mais do que Marx. Feio, muito feio, mas é insanável o preconceito da direita para com a esquerda. Apetecia devolver o comentário e perguntar se o busto de Sá Carneiro continua vendado e a apanhar pó no sótão da São Caetano à Lapa.

Está tudo doido?

Leio, esfrego os olhos e não acredito. O rapper Psy está entre um dos favoritos para ganhar a nomeação para personalidade do ano 2012 para a revista «Time». O artista coreano protagoniza o vídeo «Gangnam Style», com mais de 820 milhões de visualizações no YouTube. Depois do «manifestante anónimo» ter ganho o ano passado o prestigiado prémio da revista norte-americana, só faltava mesmo este golpe de teatro numa publicação que se julgava séria. Se quiser contribuir para a palhaçada, clique aqui:  http://www.time.com/time/specials/packages/article/0,28804,2128881_2128882_2129210,00.html #ixzz2DSiupFya

Mais um «paineleiro» na calha

Ia ficando zonzo quando no meio da enxurrada de novidades literárias na FNAC do Colombo vi a capa deste livro, da autoria de Domingos Amaral, escritor, jornalista e filho do emérito professor Freitas do Amaral. Não lhe peguei para não apanhar alergia, mas parece que é uma explicação económico-financeira das vitórias do FC Porto nas últimas décadas. Estou curioso. Domingos Amaral a «paineleiro» televisivo, já!

O «13» da Luz

Leio no «Diário Económico» que o Canal Benfica vai escalar na grelha dos canais do MEO do canal 30 para o 13. Entretanto, prosseguem as negociações com a ZON. Luís Filipe Vieira  não é, seguramente, supersticioso.

A liderança bicéfala do país

Politiquices à parte, acho que esta foto devia estar amanhã em todas as capas dos jornais e revistas nacionais. A verdadeira liderança bicéfala deste governo a rir num momento trágico. Ah, é verdade, o Orçamento foi aprovado.