21 novembro, 2012

Um repto deveras impressionante

O impressionante secretário de Estado dos Transportes, Sérgio Monteiro, lançou hoje o repto para que na negociação colectiva com os seus trabalhadores as empresas incluam «um passe social no conjunto de regalias oferecidas, contribuindo desta forma para reduzir a pegada ambiental» e para a consolidação do sector dos transportes. Ideia fantástica e «very impressive» a do governante da maioria. Só duas considerações. Seria interessante saber se as entidades patronais estariam na disposição de pagar passes superiores a 50 ou 60 euros e se o sector dos transportes, em lenta desagregação, dariam a resposta adequada para a procura. Isto sou só eu a perguntar...

O impressionante Mr. Gaspar

 

 

Confesso que sempre associei a Etiópia à fome, às «gazelas» dos seus atletas de 5 e 10 mil metros e às eternas e fratricidas guerras com a Eritreia. Admito que possa ser ignorância minha, mas fiquei estupefacto quando  Abebe Selassie substituiu o dinamarques dos  «Blue eyes» como chefe da missão do FMI em Portugal. Deve ter estudo em Londres ou em Nova Iorque e conseguiu uma posição de destaque numa das mais poderosas organizações mundiais. Perfeito. Nada a opor. Fico mais preocupado quando o africano «estrangeirado» tece loas ao ministro Gaspar. Segundo a tradução do inglês para português, Selassie diz em entrevista ao DN e ao JN que o Mr. Gaspar é «muito impressionante». Resta saber se é «impressive» para eles, FMI, na estratégia de deixar os países periféricos da Europa a pão e água. A coisa está mesmo preta. Tenham muito medo!

O despiste dos porcos

Os porcos tomaram de assalto a Auto-Estrada Porto-Lisboa por umas horas. Não se confirma que tenha sido uma manifestação contra a troika. Foi mesmo um camião de transporte de animais vivos que foi para a valeta.