17 novembro, 2012

O mergulhador que sonha com Belém

Vai ser um dos fenómenos literários do Natal. A biografia "consentida" de Marcelo Rebelo de Sousa, uma edição da Esfera dos Livros, escrita pela pena do jornalista da «Sábado» Vítor Matos. Marcelo não autorizou, mas deixou fazer, deixando-se entrevistar pelo autor, cedendo fotografias e outros detalhes que só vamos conhecer aquando do lançamento do livro. O mergulho no poluído Tejo e a «vichysoisse» de Paulo Portas não vão poder faltar. Influente como é o professor, a obra vai ser esmifrada até ao tutano. Afinal, o sonho de Belém ainda não se esfumou para Marcelo.

Uma notícia de parar as rotativas

Grande manchete do «Expresso»: «O MAI deu autorização para carga da polícia». O tabloide «Correio da Manhã», que é diário, consegue dar notícias de primeira página com maior grau de novidade do que um semanário, que sai todos os sábados. Assim vão as glórias do mundo...

Uma questão de «pintelhos»

As primeiras simulações indicam que a redução de 0,5% da sobretaxa de IRS representa ganhos marginais ou, com a devida licença de Eduardo Catroga, «pintelhos» nos orçamentos familiares que vão emagrecer fortemente a partir de Janeiro. Mas há mais sinais inquietantes. Os líderes parlamentares do CDS e do PSD fizeram a respectiva comunicação separados e Paulo Portas cancelou a deslocação à cimeira iberoamericana por «motivos de agenda». A coligação continua a desfazer-se.