08 julho, 2012

Problemas, problemas, problemas

O novo corte de cabelo, mais curto, de Passos Coelho não resolve os «problemas concretos» do país, nem melhora a sua popularidade. Bem pelo contrário. O povo pode ter muitas culpas no cartório, especialmente por omissão e passividade, mas temos sido governados ou por aldrabões ou por impreparados, para não dizer incompetentes.

Um profissional da política na Amadora

O autarca Raposo, amigo do autarca Costa, prepara uma reorganização das 11 freguesias da Amadora, suprimindo 5 delas e rebaptizando/fundindo algumas delas. Desaparecem Alfornelos, Buraca, Reboleira, Brandoa e São Brás e nascem Mina d'Água, Santa Teresinha e São Francisco, Águas Livres e Falagueira-Venda Nova. Mais do que administrativa e economicista, esta parece uma operação de marketing para eliminar nomes originalmente pouco felizes e associados a problemas sociais e de criminalidade. Realmente, ao abrir as páginas dos jornais, soa bem melhor ler «gang armado assalta café em Santa Teresinha», do que «gang armado assalta café na Brandoa». Da mesma forma que o próprio concelho da Amadora poderia ser promovido a uma bem mais sonante «Profissional».

A vertigem da citação

Faz-me comichão quando oiço políticos com altas responsabilidades citarem eméritos nomes da cultura nacional ou internacional. O Sócrates disparava citações sem aviso prévio e agora é o Relvas que, ontem, enquanto era vaiado pelo respeitável público nos jogos da CPLP, em Mafra, citou Miguel Torga: «O universal é a casa sem paredes». Será o apropriar-se de citação alheia uma vertigem que atinge os génios que conseguem/compram licenciaturas rápidas?

Tarde de domingo

Paulo Macedo, o «exterminador» do governo, está a meter-se com uma das classes /lóbis mais poderosos do país: os médicos. Apareceu hoje, com o secretário de Estado da Administração Pública, à porta do ministério para ter uma reunião, com os sindicatos, que já sabia não ia acontecer. Desconhece-se o que fizeram no gabinete do ministério no edifício da João Crisóstomo, mas bem que podiam ter escolhido um programa mais arejado para uma domingueira tarde de verão.