29 maio, 2012

O «Papa» influente e autoritário

Numa entrevista sem grandes motivos de interesse, Scolari afirma que Pinto de Costa tinha muito influência na selecção nacional, sugerindo vários nomes que depois chegavam aos ouvidos do seleccionador, à laia da imposição. Grande novidade. Também quem grita assim a agentes da autoridade como o «Papa», no último jogo de Basket entre FC Porto e Benfica, no Dragão Caixa, não pode ter medo de nada, carago!

Os gloriosos malucos das máquinas voadoras

Não percebo patavina de viaturas, mas considero no mínimo imoral e provocatório que os jogadores da selecção cheguem ao estágio de Óbidos montados nas suas «bombas», as tais que estes cavalheiros adquirem da mesma forma que um cidadão comum compra fruta para a refeição. Têm direito a tê-las, porque a indústria "futeboleira" gera milhões e paga obscenidades, não creio é que tenham moral para ostentar desta forma, quando o país atravessa severas dificuldades. A menos que sejamos roubados escandalosamente pelos árbitros ou atiremos 10 bolas na trave, uma eliminação antes dos quartos de final do Euro 2012 seria um resultado desastroso para os comandados de Paulo Bento. O povo não esquece e vai cobrar.

No abismo, sem dar o passo em frente

Alberto João Jardim continua na sua lenta agonia até sair do poder, sem pena nem glória. Hoje disse numa escola do Curral das Freiras que o seu principal medo é «estar à beira do abismo». Realmente é onde ele está, ou melhor, os madeirenses. De manhã voltou a ignorar o Parlamento regional e não compareceu a uma moção de censura. Por lá, ainda se faz o que o senhor das ilhas quer. Até um dia. Para quem quiser divertir-se à grande, leia este blog de um bem informado inimigo visceral de Jardim. Chama-se Fénix do Atlântico.

Berlusconi R.I.P.

Uma polémica e realista estátua de Silvio Berlusconi, que retrata o ex-primeiro-ministro da Itália como se ele estivesse morto ou a dormir, está sendo apresentada ao público no Palazzo Ferrajoli, situado no centro de Roma. A estátua, que chega a lembrar as figuras encontradas nos museus de cera, foi desenvolvida pelos artistas Antonio Garullo e Mario Ottocento. De acordo com os criadores, a ideia era recriar a identidade que melhor representa os ideais de Berlusconi e a figura do ex-primeiro-ministro. Intitulada «O Sonho dos Italianos», a obra é inspirada no mausoléu de líderes comunistas, como Lenine e Mao Tsé-Tung, e convida o público a uma grande reflexão da «era berlusconiana». Há algum artista português que se arrisca a fazer uma gracinha destas?

Nossa Senhora Albertina


Não temos a Nossa Senhora do Caravaggio, mas temos o Rui Unas e a Dona Albertina da Cova da Piedade num mix de elevada qualidade, que pretende converter-se no hino da selecção para o Euro 2012. A ver se a fífia dá sorte.

Pessoal e transmissível

Portugal é um país de bufos, delatores e espiões. Quase que aposto que português que se preze deve fazer parte do moleskine do detective Jorge Silva Carvalho. Depois do «Balsinhas», hoje surgiu a notícia que o director do «Expresso» Ricardo Costa, também teve direito a um relatoriozinho detalhado sobre os seus relacionamentos profissionais, os seus ódios de estimação, os seus amigos do peito, as colegas com quem deu umas valentes «quecas» nos últimos tempos e até dados sobre os filhos menores. Quanto mais se mexe, mais porcaria vem ao de cima. PS e PSD estão caladinhos que nem uns ratinhos de sacristia. Este guerra fraticida entre Imprensa e Ongoing vai deixar mossa.

A frase do dia


«Se houvesse dinheiro para todos (estudantes), deviam fazer um período de 6 meses fora do País», Marques dos Santos, Reitor da Universidade do Porto, Correio da Manhã, 29 Maio 2012