14 maio, 2012

O vereador cicloturista

Se não fosse o misericordioso do Costa a fornecer-lhe oxigénio político, o «Zé» Sá Fernandes já estaria a «fazer tijolo», politicamente falando. O vereador «Zé», que já foi do BE, e agora é do partido do Costa, inaugurou hoje, com a Roberta Medina ao lado, a ciclovia que liga as Olaias ao Parque da Bela Vista, onde se realiza mais uma edição do Rock in Rio. Contudo, o passeio não deve ter sido longo. O ar de obeso «fogareiro» do «Zé» indicia que as pedaladas terão sido apenas para a fotografia. Só faltou mesmo o garrafão ao lado.

Um canal concentradíssimo em audiências

O canal do Estado lançou hoje uma iniciativa denominada «RTP+», uma marca-chapéu que a empresa de televisão apresentou para enquadrar e promover as suas iniciativas de solidariedade e responsabilidade social. Apesar de não ter dinheiro para mandar tocar um cego, a RTP abordou e, ao que parece, avançou com uma proposta para contratar Futre, oferecendo-lhe um programa do estilo de «Futrebol» e os comentários no Euro 2012. O jogador despediu-se mesmo do espaço que tinha na TVI24, com o seu inseparável «mano Sousa», mas os euros falaram mais alto. E eis que o ministro Relvas, quase tão hiperactivo quanto Sarkozy, entra em acção e aborta a contratação de Futre. Desesperado por audiências, Nuno Santos e Luís Marinho quiserem pescar Futre para as águas da «Marechal Gomes da Costa», mas o intocável Relvas ergueu os valores da moralidade para cancelar o negócio que parecia feito. Futre é que fica momentaneamente desempregado da televisão, mas convites não lhe faltarão. Aqui ou na China!

Processo de Desmantelamento em Curso

O serviço público de transportes é uma das áreas que está a ser vítima de um PDEC, ou seja, um Processo de Desmantelamento em Curso. Como utilizador regular do Metropolitano de Lisboa, constato que o serviço se tem degradado de semana para semana. «Perturbações na Linha Amarela», «Circulação interrompida» e «desculpe o incómodo», é o que se ouve das gravações estereotipadas nos altifalantes, quando o que queremos é ir trabalhar para contribuir para pagar impostos para saciar o Gaspar.
Leio no «Sol» Online que a Linha Verde do Metro vai ser reforçada, após semanas de protestos por parte dos utentes. A Verde (ligação Cais do Sodré-Telheiras) é a tal que circula com três carruagens, mesmo em hora de ponta. Uma verdadeira invenção de luminárias que nunca devem ter andado de transporte público. Mas o mais surpreendente da notícia surge quando se lê o seguinte: «No mês passado, perante as queixas dos passageiros com a redução da oferta na linha verde, o secretario de Estado dos Transportes, Sérgio Silva Monteiro, deslocou-se ao metro para verificar essa situação. Silva Monteiro concordou, então, com os passageiros e confirmou que na linha que vai do Cais do Sodré até Telheiras a oferta era "insuficiente para a procura". O secretario de Estado dos Transportes assegurou, na altura, que o Governo reforçaria «a circulação». Bem haja, senhor secretário de Estado pela sua sensibilidade! Belisquem-me se esta notícia não foi "plantada" pelo gabinete do secretário de Estado do Álvaro, que faz imenso sucesso junto do universo feminino. Dizem elas que ele é um verdadeiro "pão", mas fazia-lhe bem poupar no carro do Estado e ir de Metro até ao ministério da Rua da Horta Seca.

Tranquilidade a mais


As convocatórias para as selecção nacional são sempre a mesma chachada. Isto já não é o «clube dos amigos do Scolari», mas não difere muito. Escolhidos são quase sempre os mesmos. Não digo que se devesse revolucionar a base da fase de qualificação para o Euro 2012, mas incorporar 3 ou 4 novidades era capaz de não ser má ideia. Custódio e Miguel Lopes, jogadores do Braga, são as únicas excepções ao marasmo. Nos 23 ainda houve espaço para Varela, que praticamente não jogou esta época. Apesar disso, «bamos lá cambada» e de preferência, com tranquilidade!

Apertos, abrações e amassos

O luxemburguês Juncker é o rei dos abrações e dos apertos de pescoços nos conselhos europeus e outras reuniões semelhantes. Depois de ter pegado pelos colarinhos no ministro espanhol da economia, hoje a vítima foi o nosso Gasparzinho. A foto pode iludir, mas a coisa até foi amigável, se bem que o titular da pasta das finanças de Portugal estava a merecer um valente amasso.