22 dezembro, 2011

A tradicional cerimónia de hipocrisia democrática

A tradicional cerimónia de troca de cumprimentos de bom ano entre o governo e o Presidente da República é um dos mais trágicos exercícios de hipocrisia da nossa democracia. Mesmo que não se gramem, os representantes de Belém e S. Bento são obrigados a posar para a fotografia, apertar as mãos e até falar sobre as previsões meteorológicas. Com ou sem cooperação estratégica.

O regresso do engenheiro exilado

«Emigrante de luxo volta à terra natal», foi o título na «mouche» escolhido pelo «CM» para ilustrar a reportagem que fala do regresso do ex-Primeiro-Ministro a Trás-os-Montes, vindo directamente do «exílio» dourado em Paris. Como cantava o saudoso Dino Meira, «voltei, voltei, voltei de lá, ainda agora estava em França e agora já estou cá». Sem valise de carton.

Há uma estrela na "Luz" do Salgado

Não se brinca com a saúde de ninguém, mas não resisto em dizer que os internamentos de Eusébio são uma óptima publicidade grátis para o Hospital da Luz, do grupo de Ricardo Salgado. Primeiro, o «Pantera Negra» foi de charola ainda mal a unidade do Colégio Militar tinha aberto oficialmente. Agora, em plena época natalícia, o ex-jogador foi de novo internado para debelar uma «pneumonia bilateral» (sic). E segundo os médicos vai passar a quadra natalícia na companhia da família. A SIC abriu o «Jornal da Uma» com o último boletim clínico de Eusébio. Nem tudo vai mal no universo BES.

«O fugitivo» vê-se ao espelho

Mais uma lição de sapiência do agora honoris causa pela Universidade Técnica, Durão Barroso. O presidente da Comissão Europeia deve ter-se olhado ao espelho quando acusou alguns governos da Europa de serem «pouco sérios» na apresentação das suas contas públicas. O ex-Primeiro Ministro, também conhecido por «o fugitivo», prossegue o seu caminho rumo a uma candidatura a Belém, quiçá para se enfrentar ao representante da esquerda, o sindicalista Carvalho da Silva.