18 novembro, 2011

A boca do dia

«A Casa dos Bicos vai abrir uma delegação na Venda do Pinheiro», in Blogue 100 reféns, 17 Novembro 2011

O último a saber

Nunca tinha visto Pinto Monteiro tão indignado com a «vergonha» que foi a antecipada revelação à comunicação social das «buscas» às casas do pai e filho Lima, na manhã de ontem. O PGR, de tão ingénuo que é, foi ao limite de dizer que «os jornalistas sabem antes de eu saber». De facto, é humilhante, senhor Procurador, mas não é de agora. Já pensou em demitir-se?

O impermeável Isaltino

Foi enternecedor ver Isaltino Morais, não de avental de volta de uma feijoada ou em confraternização com os seus «irmãos» pedreiros, mas de impermeável da Protecção Civil, a botar faladura sobre o impacto do tempo no «seu» concelho. Esteve, pelo menos, em duas televisões em horário nobre. Como se nada fosse.

No calor da Luz

O fervor clubístico já chegou à cama. Os engenhosos marketeiros do Benfica lançaram preservativos com a chancela do clube da águia, acompanhados de frases que incentivam ao acto, do género: «vai um dérbi?», «a melhor defesa é o ataque» ou «esta vai ser à Benfica».

Palhaços, circo e o...«emplastro»

Regressou a vertigem mediática em torno da justiça, com o caso Duarte Lima. Jornalistas a fazerem paradeiro à porta de residências, câmeras indiscretas que seguem os passos dos potenciais criminosos, loucas correrias e encontrões a advogados ou juízes em busca desesperada pelas suas viaturas. O circo está montadao. Até temos um Procurador-Geral da República que continua a dar entrevistas no meio da rua e utiliza a palavra «panelão» para descrever um amontoado de processos. A cereja no topo do bolo foi mesmo ver o inefável «emplastro» atrás da jornalista Ana Margarida Póvoa, no directo que a SIC fazia do Campus da Justiça. O mundo mudou, a troika voltou, mas continuamos rigorosamente na mesma. Isso mesmo que estão a pensar, na mesma merda.