06 julho, 2011

O céu é o limite

O prodígio Zuckerberg anunciou hoje que o Facebook, a sua obra-prima, vai lançar dentro de poucas semanas um serviço de Videochat que permitará diálogos entre vários usários em simultâneo. Uma autêntica maravilha, ideal para dar cabo da produtividade laboral, ou então, em alternativa, potenciar o trabalho interno em rede. Depende das perspectivas da entidade patronal e da atitude dos seus colabores.

A Igreja e o poder

Algo se move na Igreja. Primeiro, Dom José Policarpo não vê obstáculos na ordenação de mulheres sacerdotes e, last but not the least, o cardeal patriarca de Lisboa acha o imposto extraordinário «uma medida equilibrada porque não atinge os portugueses com menores rendimentos». Em suma, «não lhe faz impressão». A Igreja risca cada vez menos, mas é sempre interessante ver o claro do lado do poder pintado de fresco.

Maria José Nogueira Pinto (1952-2011)


Basta ver as caixas de comentários de alguns jornais online, nomeadamente o DN, para ver quanto ódio e má educação se destilam sobre pessoas que acabaram de falecer. Sob a capa do anonimato ou de nick inventado recorre-se à arma dos fracos, o insulto sem rosto. Maria José Nogueira Pinto é mais uma vítima de um país que tem cidadãos azedos e de muito mal com a sua consciência. Creio que não foi uma heroína da democracia, nem tão-pouco pode ser considerada uma vilã por idolatrar Salazar e partilhar valores ultra-conservadores. Descanse em paz.

A frase do dia

«O que é que as agências de rating querem mais? Que façamos o pino?», António Saraiva, presidente da CIP, in SIC-Notícias, 6 Julho 2011