06 abril, 2011

Ó Luís, vê lá como é que eu fico melhor?

O doente nos cuidados intensivos à espera da extrema-unção e o cangalheiro prefere saber se vai ficar bem na fotografia. É pá, isto é o requiem dos 6 anos de socratismo. Divulguem! Apaguem as luzes e liguem os aspersores! VIDEO

A corja

Os partidos são muito, muito, muito responsáveis, mas, mais coisa menos coisa, andam todos ao mesmo. À caça de votos, como abutres à espera de esventrar a sua presa. O PSD e o CDS afadigaram-se em contentar a poderosa classe dos professores adiando a avaliação dos mesmos, agora é a vez do governo socialista anunciar que adia a entrada em vigor das portagens nas SCUT, prevista para 15 de Abril. Desculpem-me o desabafo irado, mas estou fartinho, «hasta los cojones» (para qualquer dúvida, consulte um dicionário de castelhano) destes hipócritas e fariseus que nos governam e dos que não governam, mas estão erectos de desejo para lá chegar. Está para nascer o governo que fale verdade e pense verdadeiramente no «superior interesse nacional», como pomposamente se ouve dizer. Rua com os vilões!

Game Over

Na segunda-feira não era necessário, mas o ultimato dos banqueiros fez recuar o Governo que, deste modo, atirou a toalha ao chão. Ontem, o presidente da Comissão Europeia não sabia o que era o fundo intercalar europeu, hoje parece que já se informou e promete ser «expedito» em tratar de nós. Com um ar de enterro, Sócrates lá debitou a «cassete» previamente estudada e colocada no infalível teleponto. O que se ouve é o apelo à união dos partidos a este resgate. Parece-me contudo que as grandes interrogações localizam-se em Belém. Estamos mortinhos por ouvir Cavaco. Espera-se que não se pronuncie pelo Facebook. A esvair-se, o país saiu dos cuidados intensivos e foi evacuado de urgência para a sala de operações. Até pode sair de lá com vida, mas a convalescença vai ser muito longa. Prognóstico muito reservado.

Quem sucede ao «peixe de águas profundas»?

Agora que termina a legislatura, Jaime Gama, o «peixe de águas profundas» nas sábias palavras de Mário Soares, abandona o «aquário» do Parlamento, supõe-se que para gozar a reforma num ecossistema algo mais tranquilo e pouco dado a turbulências - visto que o sonho de Belém só poderá ser concretizado na próxima encarnação. Na bolsa de apostas para lhe suceder, e partindo do pressuposto que a direita vence as eleições de 5 de Junho, estão Marques Mendes e Manuela Ferreira Leite, dois ex-líderes sociais-democratas, que deverão ser recompensados pelos bons serviços prestados à nação laranja. Em política, tudo se paga, tudo se transforma e nunca se paga a traidores.

A frase do dia

«Sócrates ou tem um problema de natureza física, como surdez, o que não parece, ou é distraído, o que também não me parece, ou faltou à verdade», Bagão Félix, Conselheiro de Estado, depois de Sócrates garantir que a hipótese de um empréstimo intercalar não foi abordada no Conselho de Estado, Jornal de Negócios, 6 Abril 2011

Garra Real

Ronaldo regressou, quase ao pé coxinho, e ainda contribuiu com um golo para a gorda vitória (4-0) do Real Madrid sobre o Tottenham, da primeira mão da Champions. José Mourinho tem um pé nas meias-finais, patamar que os merenegues não atingiam há muitos anos, mas sabe que não lhe vale outra coisa que não seja a vitória na final no majestoso estádio de Wembley, em Londres, a 28 de Maio.