24 março, 2011

Eles vivem!

Em rigoroso exclusivo mostramos o primeiro português que sobreviveu ao governo socrático, mas que por receio de represálias no caso de o PS voltar ao governo optou por resguardar a sua identidade. Há por aí mais alguém?

Refugiado...mas pouco

Está caladinho que nem um rato. Aliás, creio que foi o único político português com grandes responsabilidades nas últimas três décadas que se remeteu ao silêncio sobre o «tsunami» político e económico português. Guterres foi o visionário que em 2001 antecipou o «pântano», que na altura tínhamos dúvidas do que era, mas que agora sabemos bem demais os seus verdadeiros contornos. O ex-Primeiro-Ministro anda por África a confortar os pobres refugiados, investido do seu prestigiado cargo de ACNUR das Nações Unidas, mas tem muitas culpas no cartório no estado a que isto chegou. Em tempo de vacas gordas, isto em meados de 90, Guterres permitiu que os lóbis tomassem de assalto o mole e permissivo executivo socialista, à imagem e semelhança do seu líder. Diz-se nos mentideros das Nações Unidas que o homem vai longe. Quem sabe a secretário-geral, quando o coreano se reformar. Caro engenheiro, como não somos um povo rancoroso, só me resta desejar, como diz aquele invisual do Metro de Lisboa, «Obrigado, saúde e sorte». Ah, e por favor, não volte. Nem de férias.

Vale tudo, até dar moradas falsas

A notícia passou despercebida devido à crise política em Portugal. Por falar em aldrabões e mentirosos compulsivos, a polícia inglesa está a ver-se às aranhas para notificar Vale e Azevedo em Inglaterra porque o ex-presidente do Benfica deu uma morada falsa às autoridades, com vista a adiar ad eternum o julgamento. Constrange-me dizer isto, mas tenho uma pontinha de admiração por este homem. É o verdadeiro «petas» com pedigree. Na volta ainda dava um bom primeiro-ministro.

«Tudólogo» Marcelo muda de ares

O «CM» assegura que o «tudólogo» Marcelo Rebelo de Sousa está de malas aviadas do seu comentário político escrito das páginas do «Sol» para o «Jornal de Notícias», propriedade do Oliveirinha da SportTV. A coluna do prof. vai denominar-se «Bloco Central».

O «tacho» mais cobiçado

Agora que se sabe que Nuno Santos escolheu Vítor Gonçalves para seu adjunto na direcção de informação da RTP, abriu a caça a um dos «tachos» mais cobiçados dentro do canal do Estado: ser correspondente em Washington. A capital do mundo político.

A política é a arte de quem mente menos

Santana Lopes ressurgiu das cinzas e, vestindo o disfarce «a vingança do chinês», critica este PSD por depois de ter dito «não, não e não» a uma subida de impostos, admitir que subirá o IVA em caso de chegar ao governo. Tem toda a razão. Mas com o ponto a que chegou o «socratismo», acho que até o Rato Mickey ganha, nem que seja pela margem mínima, a este demissionário Primeiro-Ministro.

Cala a boca!

Eles não desgrudam. O video "O «socras» tem mais encanto na hora da despedida", foi esta manhã colocado no YouTube, mas pouco depois a úlima composição dos Homens da Luta foi «removido pelo utilizador», segundo informa o DN Online. Censura a posteriori?

Estou velho como um caco

Talvez seja a primeira página dos periódicos mais impactante do dia. Desafio os leitores a pegarem na edição em papel do «Jornal de Negócios», para verificarem, em pormenor, o envelhecimento do primeiro-ministro demissionário, acelerado nos últimos 6 anos que leva em São Bento. É que governar tira mesmo anos de vida.