07 fevereiro, 2011

Alerta de contaminação

Hoje foi um dia mais poluído em Lisboa devido ao aumento do tráfego em consequência da grave matinal do Metro. Inquietante o alarme vindo hoje da capital do país vizinho, por os níveis de dióxido de nitrógeno estaram situados acima do normal, vislumbrando-se uma espessa cortina de contaminação a vários quilómetros de Madrid. Até que não chova a situação tenderá a agravar-se. A Câmara de Madrid lança o alerta para que os condutores deixem o carro em casa e usem os transportes públicos. Se no Inverno é assim, apetece perguntar como será o Verão, com temperaturas altas e humidades baixas.

Tê-los ou não no sítio

Uma eventual moção de censura ao governo é o «teatrinho» político que promete dominar as atenções nas próximas semanas, até à posse de Cavaco. O cheiro a poder é tão grande na Lapa que até já se aventa o mês de Maio como o mais provável para a ida às urnas da populaça. Mas se se pensava que Portugal era o rei da instabilidade política europeia, eis que emerge a Bélgica como a detentora do título de caos político absoluto. Não há forma de chegar a um acordo para formar um governo. Como para grandes males, grandes remédios, a senadora socialista flamenga Marlene Temmerman propôs uma iniciativa inédita para resolver o impasse, que já bateu o recorde de país europeu que mais tempo viveu sem um Governo, propondo a abstinência sexual para que os políticos se entendam. A ver se por cá há deputados com «eles no sítio» para sugerir o mesmo tratamento?!

Acidente improvável

Nenhum acidente de tráfego é especialmente gracioso, mas o que envolveu o actor Bruno Nogueira e o jogador Carlos Martins até tem a sua piada pela notoriedade dos envolvidos. Quem revelou o «toque» entre o Mini Cooper e o Porsche Panamera foi o humorista no seu Twitter, afirmando que até nos acidentes «é selectivo». Acontece que Nogueira não reconheceu Carlos Martins na altura do impacto. É o que dá a falta de cultura desportiva. Já o seu Mini Cooper parece em plena forma, como o próprio descreve: «Está como novo, mas cheio de si. Não esquecer que ele foi ao Panamera do Carlos Martins». O humorista tem, realmente, piada...

Casados de fresco

Caído em desgraça no PSD, depois de ter sido líder da juventude laranjinha, Jorge Nuno de Sá saiu do armário e decidiu dar a cara na edição da revista dominical do «Correio da Manhã», ao lado do seu mais-que-tudo, o venezuelano Carlos Yanez, com quem contraiu matrimónio na passada semana numa conservatória do centro de Lisboa. Fica só a dúvida se Jorge Nuno Sá, que foi o único membro do conselho nacional do PSD, a votar contra o apoio à candidatura de Cavaco Silva, tornaria igualmente público o seu acto de felicidade pessoal se fosse, neste momento, uma figura de topo no partido da São Caetano à Lapa.

A frase do dia

«O PS hipotecou o seu papel na sociedade portuguesa e deixou-nos sem perspectivas de um futuro melhor. Assumiu o papel que antes pertencia aos centristas do PSD, ocupou o seu espaço e tornou o país mais pobre, política e economicamente», Ana Benavente, ex-dirigente do PS, citada pelo «Público», 7 Fevereiro 2011