09 dezembro, 2010

Encostado a um canto

Alegre continua a desbaratar de forma acelerada o milhão de votos conquistados nas anteriores presidenciais. Na visita a uma escola o candidato apoiado pelo BE e pelo PS disse ser melhor candidato a PR que Cavaco, porque sabe «quantos cantos tem "Os Lusíadas"». Esta piada vem um bocado fora de tempo e revela o desespero eleitoral do poeta. Mas este tipo não tem assessores?

Violência real

A geração rasca britânica, provavelmente com o auxílio de um grupeto de anarquistas infiltrados, provocou o caos em Londres, partindo vidros, destruindo tudo o que lhe aparecia à frente, o que degenerou em severos confrontos com os milhares de agentes que a polícia metropolitana destacou. Nem o carro onde seguiam o príncipe Carlos e Camilla Parker Bowles escapou à ira dos manifestantes, tendo ficado com um vidro partido e com marcas de tinta. O aumento das propinas universitárias decidido pelo governo de coligação Cameron-Clegg é o pomo da discórdia. Dá vontade de rir quando se ouve dizer que por cá o povo anda revoltado. Se anda, não demonstra. Deve ser uma estranha forma de alegria triste, como dizia um conhecido político da nossa praça um destes dias.

The end

Tal como os casais, os grupos musicais também acabam. A editora dos Da Weasel anunciou hoje o fim da banda. Parece que é definitivo. Nem concerto de despedida vai haver. Mas parece que é só fazer a autópsia a um cadável musical anunciado. Desde 2001 que não editavam qualquer disco.

Português com sotaque brasileiro

Provavelmente ainda eufórico com os resultados do grupo PISA da OCDE, o Governo anunciou que o acordo ortográfico entra em vigor no próximo ano lectivo. Vai dar confusão pela certa.