01 dezembro, 2010

Procurado, vivo ou morto

As revelações do Wikileaks estão a deixar a diplomacia internacional em fanicos. Julian Assange, o homem-forte do site que pôs a nu informações que se julgava iriam ficar «top-secret» deve ser o indivíduo mais procurado do Planeta. O pretexto para a sua captura, vivo ou morto, é uma alegada violação na Suécia. Bin Laden pode estar descansado. Nos próximos tempos ninguém vai querer saber em que buraco do Paquistão se encontra o líder da Al-Qaeda.

O «28»

Se pretende oferecer uma prenda charmosa neste Natal a uma pessoa de quem gosta e não sabe o que comprar, aqui vai uma sugestão: «Eléctrico 28 - A beleza de Lisboa. Uma viagem na história». Bem ilustrado, bem escrito, com um design arrojado, tem a chancela do atelier de Henrique Cayatte. Recomendado para turistas e para residentes que desconhecem uma das «jóias» da cidade, a rota do mítico «28». Uma preciosidade. E depois de uma atenta leitura, fica sempre bem em qualquer estante de uma sala.

Russo desde pequenino

Neste feriado o povo andou às compras pelos shoppings, indiferente à comemoração de mais um aniversário da restauração da independência do jugo filipino. Amanhã, às 15h00, Portugal e Espanha podem ser dois países de novo unidos por um mesmo destino se, por desgraça, os corruptos delegados da FIFA votarem maioritariamente pela candidatura ibérica para organizar o Mundial 2018. Era TGV pela certa e mais um par de botas. Quem não tem dinheiro, fica em casa. Amanhã serei russo desde pequenino.

Casa de cartão

O serviço público tem dias e noites, mas a reportagem do «Linha da Frente» valeu pelas fífias que o canal do Estado de vez em quando comete. Um murro no estômago sobre a história dos sem-abrigo de Lisboa e Porto, acompanhado, no terreno, pela jornalista Rosário Salgueiro e o cameraman António Antunes, que durante 10 dias vestiram a pele de «homeless». Para quem não viu, clique aqui para ver.