15 novembro, 2010

O imparável monstro do Facebook

Marc Zuckerberg, o miúdo que inventou o Facebook, uma rede social que está a transformar a nossa civilização, depois de uma noite em que levou «tampa» de uma miúda e se embebedou, continua a fazer das suas. Dentro em breve vai existir um e-mail próprio com a denominação facebook@com e será possível enviar mensagens por SMS. Supõe-se que gratuitas. Ainda com poucos detalhes, a função «arquivo de conversação» também promete ser activada, permitindo guardar diálogos durante anos e anos. Mais um pretexto para futuros problemas conjugais. O monstro continua o seu rumo imparável. Até onde?

Ladrão informado vale por dois

Os meliantes bem informados, pelo menos que comprem o «Correio da Manhã», já devem estar a preparar furtos ou outras acções delinquentes nas próximas sexta e sábado, quando cerca de 7 mil efectivos da polícia estiveram ocupados com a Cimeira da NATO, na zona oriental da cidade. No que toca ao evento que reunirá na capital portuguesa cerca de 60 chefes de Estado, a PSP assegura que actuará com «alta visibilidade e forte ostensividade». Seja lá o que isso for.

Costa dá o exemplo

O autarca Costa já está na corrida à sucessão a Sócrates. Para se demarcar do ainda secretário-geral do PS, não vai dar «balda» nenhuma aos funcionários da câmara lisboeta na próxima sexta-feira. Outro «plastic man» em potência que se perfila perigosamente. Ainda por cima tem um irmão que vai ser director do mais importante jornal português. Medo!

Lavagem a seco

Teixeira dos Santos disse ao insuspeito «Financial Times» que é «elevado o risco» de Portugal necessitar de ajuda internacional para superar os insanáveis problemas da dívida pública. A mensagem pode querer dizer que nos devemos preparar para o pior cenário ou, em alternativa, para os mais realistas, se o FMI entrar por aí a dentro é garantia de que o trabalho ficará bem feito. Será limpeza geral. Era bom que a lavagem incluísse políticos.

Um fundista à beira da reforma

Já nem a foto do fotógrafo oficial do Primeiro-Ministro disfarça o óbvio: Sócrates está velho, gasto e em má forma, física para começar. A proeminência do estômago isso denuncia. A pose descontraída e sorridente, deu lugar a um ar grave e sério. No jogging matinal que fez à volta de um hotel de luxo em Macau «só» correu 3,5 quilómetros. Pouco para quem fazia meias e mini maratonas há não muito tempo. O seu inverno político está a chegar. Sócrates é um corredor de fundo à beira da reforma.