09 novembro, 2010

Horror à crítica

Berlusconi apela a que os italianos não leiam jornais. Jardim, se pudesse, acabava com o único órgão de comunicação social madeirense com influência junto da população, o «Diário de Notícias» insular, propriedade da maldita família Blandy. Hoje, o presidente do Marítimo, Carlos Pereira, terá, alegadamente, agredido um jornalista daquela jornal por, também alegadamente, discordar da análise feita pelo repórter no jogo Marítimo-Leiria. O director do DN madeirense culpa Jardim por «instigar publicamente os adeptos do Marítimo a revoltaram-se contra o diário». Isto já era «far west» mas passa a ser comédia quando o clube do Funchal se nega a passar credenciais aos jornalistas daquele jornal, obrigando-os a comprar bilhete para fazerem o seu trabalho nas bancadas do estádio dos Barreiros, lado a lado com os sócios do Marítimo. Não dá sinais de renovação o miasmático ar que se respira na ilha. Não há ninguém corajoso que faça uma corrente de ar?

Encontro imediato de terceiro grau

Lisboa. Pouco antes das 9 da manhã de hoje. Numa pastelaria do Campo Pequeno, o eterno assessor de Cavaco, Fernando Lima, e o eterno vereador das finanças da Câmara de Lisboa, Fontão de Carvalho, tomavam o café da manhã, separados por dois metros. Não se confirma que tenham falado, cumprimentado ou trocado olhadores. «Les beaux esprits se rencontrent».

A frase do dia

«Os portugueses têm uma tradição cultural que os leva a resolver os problemas de duas formas: ou há um D. Sebastião ou se escolhe um bode expiatório que esteja à mão», António Vitorino, ex-comissário europeu, Diário Económico, 8 Novembro 2010

De Jesus a besta

(Clique na foto para ampliar)
O até há pouco ídolo das massa encarnadas é agora alvo de ultimatuns e já se fala inclusive em despedimento. Brilhante esta alegoria do «Jesus da Amadora» no jornal «I» de hoje.

Cavaco Silva, venha cá

O hino oficial da candidatura de Cavaco Silva está ao nível da música do Pingo Doce. A letrinha, que a seguir apresentamos, também não é melhor:
Portugal com alma
Portugal com fibra
Portugal com rasgo, Futuro e vida.
Portugal com génio, Portugal que faça,
Portugal lutador
Uma força que abraça.
Erguer Portugal está na nossa mão.

Na minha, na tua, na nossa ambição.
Amar Portugal está na nossa mão.

Na minha, na tua, na nossa união.
Portugal alento

Portugal mais forte
Portugal coeso
Um rumo com norte.
Portugal paixão.
Portugal vontade.
Portugal erguido
Coragem e verdade.
Unir Portugal está na nossa mão.

Na minha, na tua, é nossa convicção.
Ganhar Portugal está na nossa mão.

Na minha, na tua, é nossa missão.
Erguer Portugal está na nossa mão.

Na minha, na tua, na nossa ambição.
Amar Portugal está na nossa mão.

Na minha, na tua, na nossa união