14 outubro, 2010

Mais uma historieta socrática

Vítor Baptista, deputado e recandidato derrotado à liderança da federação distrital do PS de Coimbra, promete vender cara a derrota. Ontem escreveu uma carta (ver link relacionado) aos seus camaradas na bancada parlamentar, intitulada "Na calada da noite", onde volta a lançar graves acusações sobre o chefe de gabinete de José Sócrates no PS, André Figueiredo (também secretário nacional adjunto).
Segundo escreveu, Figueiredo tentou aliciá-lo a não se recandidatar oferecendo-lhe em troca "um qualquer lugar de gestor público, desde o Metro em Lisboa, à CP ou Refer, até acenavam com uma cenoura de 15 mil euros mensais".
André Figueiredo é acusado de, em conjunto com elementos da candidatura dada como oficialmente vencedora (liderada por Mário Ruivo, dirigente em Coimbra da Segurança Social), ter providenciado pelo "pagamento colectivo" de centenas de quotas de militantes, algo que o seu regulamento "não prevê". Ouvido pelo DN, André Figueiredo prometeu que agirá "criminalmente perante todas as difamações e infâmias de que for alvo". "Devemos estar à altura das funções que ocupamos. Eu estou. Já outros tenho a impressão que nunca estarão", acrescentou.
Vítor Baptista, oficialmente derrotado por 46 votos, também ataca na carta um seu camarada de bancada, Renato Sampaio (reeleito líder do PS-Porto), por este ter saído em defesa de André Figueiredo. "Agora, fazendo parte desta encenação, aparece um tal Renato Sampaio [...] a dizer que tenho mau perder. Perder até sei e já o demonstrei em outros momentos, mas passivamente ser roubado não". Dirigindo-se também ao presidente da distrital de Vila Real, que igualmente se solidarizou com Figueiredo, pergunta: "Será que ambos não o sabem distinguir? Estão ao serviço de quem?"
Dois juristas contactados pelo DN, a quem foi lido o teor da carta do deputado, consideraram que se pode estar perante um crime de tráfico de influência. Uma vez que, explicaram, "se está perante uma situação em que alguém promete usar da sua influência a troco de uma contrapartida". Ou seja: a colocação de Vítor Baptista numa empresa pública a troco da não recandidatura à Federação do PS/Coimbra.
O crime de tráfico de influências é de natureza pública, obrigando a actuação do Ministério Público.


Exclusivo DN - http://www.dn.pt/

Foice em programa alheio

A «Grande Entrevista« de Judite de Sousa está cada vez mais parecida com «O Dia Seguinte» ou o «Tempo Extra». Como se não houvesse mais nada para debater num país à rasca, nos últimos 2 meses passaram pelo estúdio da RTP, Carlos Queiroz, José Eduardo Bettencourt e hoje, o seleccionador nacional, Paulo Bento. Ou Judite tem recebido muitas negas do pessoal da política ou Fernando Seara, o putativo presidente da FPF e marido da entrevistada, anda a meter a foice em canal alheio.

Humilhados no campo de concentração


Este é um cartoon que retirei algures no Facebook. Estes senhores em fila somos nós, a classe média. «As roupas para cá», parece dizer o homem, que tem umas leves parecenças com o nosso primeiro-ministro, à porta de algo que se assemelha a um campo de concentração. As tangas, do tempo de Barroso, também já eram. Até o preço das conservas, dos leites achocolatados e dos sumos vão subir, consequência do aumento do IVA. Este imposto nos ginásios subirá de 6 para 23 por cento. Já pondero utilizar as desertas passadeiras cor de tijolo inventadas pelo vereador «Zé» nas ruas de Lisboa. Os livros também não escapam. Quem os quiser ler que os saque da net. Com diz o povo na sua eterna sapiência, estamos literalmente com uma mão à frente outra atrás.

O dia seguinte

Ainda os mineiros de S.José. Como o «show must go on», os 33 heróis nacionais e planetários lidam agora com a pressão à superfície. Não pára de chover os convites. Diversos e exóticos. O Real Madrid e o Manchester United convidaram os mineiros a visitar os seus estádios, Steve Jobs da Apple vai enviar três dos seus últimos brinquedos da nova geração e um milionário ofereceu férias aos mineiros e suas famílias nas ilhas gregas. Ah, já me esquecia, a marca dos óculos de sol usados durante o regaste está a ter um sucesso sem precedentes. E Javier Bardem já é apontado como o protagonista principal do filme sobre os acontecimentos que promete começar a ser rodado no próximo ano. Vejamos como os homens se aguentam da carola. De estar a um passo da morte, passar para os píncaros da fama, não devem ser cenários muito fáceis de encaixar.