10 outubro, 2010

A nossa senhora dos aflitos e endividados

Com a crise que para aí anda, agora consubstanciada em reduções salariais, este pode ser um novo local de romaria em Portugal, concorrendo com o santuário de Fátima ou o Bom Jesus, em Braga. O espaço de culto chama-se «Senhora do Vencimento» e situa-se entre o Pinhão e São João da Pesqueira, nas divinas paisagens do Douro Vinhateiro. À atenção da polícia, a fim de evitar congestionamentos e situações de pânico no acesso a este providencial achado religioso.

Afilhado de Costa sobe na vida

Renovação em curso no PS com a passagem da liderança da distrital de Lisboa do histórico Joaquim Raposo para as mãos de Marcos Perestrello, um indefectível do autarca Costa e que já foi vice-presidente do actual presidente da CM Lisboa, estando agora como secretário de Estado da Defesa. Apesar de jovem, 39 anos, Perestrello, é dos tais que tem o futuro garantido no partido do Rato. Se Costa chegar onde quer, à liderança do PS depois de Sócrates «ir à vida», Perestrello será uma espécie de Pedro Silva Pereira, apenas com a diferença de que em termos fisionómicos um não ser o clone do outro, como acontece com Pereira e Sócrates.

Profissão: escritor e pivô nas horas vagas

Já se sabia que Judite de Sousa não morria de amores pelo nosso «premier», mas agora que lhe vão ao bolso em 7742 euros anuais, devido às medidas de austeridade impostas pelo governo, é que a primeira dama de Sintra vai aos arames. Segundo as contas de «sumir» feitas pelo «Correio da Manhã», os apresentadores do «Telejornal» do canal do Estado vão ser os principais prejudicados. José Rodrigues dos Santos leva a maior talhada, sendo seguido por José Alberto Carvalho, com respectivamente, 8254 e 5455 euros a menos no final do ano. Ao escritor não resta outra alternativa: escrever mais romances de sucesso.

A «tanga» do tangas

«É preciso mostrar confiança no país. Ganhámos, ganhámos», Durão Barroso, presidente da Comissão Europeia, em declarações em Foz Coa, dando o exemplo da vitória de Portugal sobre a Dinamarca para relançar o ânimo nacional, TSF, 9 Outubro 2010

Brisa tecnológica

A Brisa instalou nas portagens mais movimentadas da A-1 umas maquinetas inteligentes para os senhores automobilistas fazerem os respectivos pagamentos. Os portageiros são dispensados e substituídos por uma máquina inteligente, com uma voz feminina altamente sensual que dá as instruções a seguir para o pagamento da viagem. Tão sensual que até apetece perguntar depois dos desejos automáticos de «boa viagem»: «Olha, por acaso tens Facebook?». Como ninguém responde, dir-se-ia que estamos perante uma «tampa» virtual. Talvez fosse boa ideia a Brisa baptizar a menina da voz. À atenção da concessionária.

Bento de mudança

Afazeres profissionais impediram-me de ver o jogo de ontem da selecção, e que segundo as crónicas mostrou uma «nova» equipa de Portugal. Ganha cada vez mais actualidade a teoria que são os jogadores que fazem as vitórias quando querem e não há táctica que resista se dois ou três líderes insurrectos de balneário ordenarem uma rebelião contra o treinador. Queiroz foi a vítima, Bento pode ser o beneficiado. É uma questão de ventos.