28 setembro, 2010

Em toda a parte, menos em Belém

Como diz o presidente vitalício dos socialistas, «Sócrates é como o Deus Nosso Senhor,está em toda a parte», mas não vai estar amanhã no encontro da delegação do PS com Cavaco, em Belém. O secretário-geral socialista manda Almeida Santos encabeçar a delegação, na companhia do júnior Medina e dos reservas, Vitalino e Paula Vitorino. Sócrates deve estar a guardar energias para o duro debate quinzenal que lhe espera quinta-feira no Parlamento. Vai ser tiro ao alvo. De certo que Sócrates vai insistir no argumento que «o mundo mudou». Infelizmente, para o PSD, Sócrates vai bater bolas não com Passos Coelho, mas com Miguel Macedo, fruto de uma ideia luminosa da agora tida por erradamente incompreendida, Ferreira Leite.

Justiça leonina

José Eduardo Bettencourt pode ser um craque em gestão bancária, mas no futebol demonstrou ser um elefante numa loja de porcelanas. O processo de limpeza em curso que está a decorrer em Alvalade, com o beneplácito do BES, vai levar à convocação de uma assembleia-geral que pode provocar eleições antecipadas. Paulo Pereira Cristóvão, que já levou para contar no último sufrágio e Rogério Alves, curiosamente duas pessoas ligadas ao meio judicial, estão na pole position para eventuais candidaturas. O mais provável é que o advogado que ajudou os portugueses a descomplicarem o sistema de justiça português aceite o desafio de curar as maleitas de um enfermo e traumatizado leão.

Alerta máximo

Depois dos atentados em Londres e Madrid, parece iminente uma tragédia de proporções indeterminadas em Paris. A capital francesa está em alerta permanente e a Torre Eiffel voltou a ser evacuada durante o dia de hoje. Os serviços secretos gauleses temem que o foco terrorista incida sobre o sistema de transportes da «cidade-luz». O presidente Sarkozy foi recentemente apelidada pela Al-Qaeda como «o inimigo de Alá». Com índices de popularidade tão baixos, o presidente francês era capaz de precisar de um cenário apocalíptico para unir uma nação feita em cacos, em termos de moral e identidade.