05 setembro, 2010

Todos os nomes

Desenganem-se os que pensavam que o caso Casa Pia tinha tido um ponto final. Agora vem a parte ainda mais suja do enredo, com ajustes de contas, acusações de manobras políticas e ameaças de revelação de nomes que constam do processo (mas que não foram pronunciados) e outros que por um triz não o integraram, pese embora terem sido mencionados nas investigações. Se há matérias em que PS e PSD mais vezes estão de acordo do que em desacordo é na justiça e na defesa dos seus apaniguados em apuros. O bloco central dos interesses, neste caso, funcionou. Ferro Rodrigues, Paulo Pedroso e até Jaime Gama, o actual presidente da Assembleia da República (numero 2 na hierarquia do Estado, imagine-se!) continuam a ser citados e, pelos vistos, salvaram-se de boa, da mesma forma que dois ex-ministros do PSD do executivo de Cavaco, um da administração interna e outro da indústria, também foram mencionados por várias crianças abusadas. Isto já para não falar de um conhecido jornalista, já falecido, que andava de bicicleta pelas ruas de Lisboa a fazer postais ilustrados da capital.

Campeonato do berro

O cirurgião Eduardo Barroso é um daqueles case study em que, de dia, é um médico de elite na sua especialidade e, à noite, uma vez por semana, despe a farda e senta-se num estúdio de televisão com um intragável comportamento de carroceiro. A coisa ultrapassou as marcas do tolerável na passada segunda-feira, no «Prolongamento», no TVI24. Farto das interrupções de Seara, o cirurgião do Curry Cabral berrou a plenos pulmões, disse: «Deixe-me acabar!!!». O autarca de Sintra ficou estupefacto e deve ter perdido os poucos cabelinhos que ainda tem. O filme já veio parar ao YouTube e para os mais impacientes o ansiado momento acontece ao 1m28s. Será que o dr. Barroso também berra com esta intensidade na sala de operações quando um auxiliar tarda em lhe dar o bisturi?

Tragédia nas duas rodas


A tragédia volta a manchar o desporto. O japonês Tomizawa, 19 anos, morreu hoje atropelado pelas motas de dois adversários durante o GP de San Marino. O motociclista não resistiu aos múltiplos ferimentos, no torax, abdomen e crânio, provocados pelas máquinas de Readding e De Angelis. Como sempre acontece, a corrida não foi interrompida e a prova seguinte do calendário, a de Moto GP, realizou-se, como se nada fosse. Os patrocinadores assim o exigem.