03 setembro, 2010

Julgamento sumário

No dia em que se conheceram as sentenças do processo Casa Pia a selecção nacional acumulou mais uma humilhação para o curriculum e quase que merecia ser julgada em processo sumário. No primeiro jogo de qualificação para o Euro 2012, marcar 4 golos a Chipre, em casa, e não ganhar é algo que ultrapassa o pior pesadelo. Porventura estamos a precisar de estar 8 anos a ver os europeus e os mundiais em casa pela televisão.

As quentes manhãs do Goucha


Já tinha simpatia por esta esbelta pivô da TVI, Ana Guedes, mas a minha admiração saiu reforçada durante esta semana quando a jornalista encostou o Goucha às cordas. Questionada pelo apresentador sobre se dormiria com alguém em troca de uns diamantes, a menina reagiu, célere, afirmando que com o ex-cozinheiro não o faria de certeza com medo da reacção do namorado de Goucha. O rosto do «Você na TV» previu que este momento fosse parar ao You Tube e foi-lhe feita a vontade.

«Artilharia pesada»

Carlos Cruz e a sua experiente dupla de advogados tinham a lição bem estudada. Sabendo da quase inevitável condenação que pendia sobre o apresentador, prepararam «artilharia pesada» para disparar em várias direcções tendo a comunicação social como mensageiro. «Soundbytes» catastrofistas, até onde se houve falar em «trevas» e em «condenação sem provas», um site onde se procura contar uma verdade alternativa e outros esquemas que se vão revelar nos próximos dias, são os trunfos de Cruz e dos seus advogados. A capacidade de comunicar pode nao ter conseguido influenciar os juízes, mas com jeitinho até pode adormecer a opinião publica.
PS: Indo ao encontro do que aqui escrevi antes, não me entra na cabeça a oportunidade e a razoabilidade da presença de Carlos Cruz num debate sobre o processo Casa Pia promovido pela RTP esta noite. O «senhor televisão» continua a manter boas connections...

Orgia mediática

Confirmou-se a orgia mediática e um chorrilho de disparates e perguntas idiotas. Questionar um advogado que viu a sua cliente ser absolvida se vai recorrer é um deles, ou então questionar os arguidos se estão «tristes» ou «contentes» com a sentença. Quando a ERC nada faz e ninguém se auto-regula, o melhor é mesmo criar a Ordem profissional.

Condenados

Como se previa a Justiça portuguesa condenou todos os arguidos do caso Casa Pia, excepto a Dona Gertrudes, a dona da casa de Elvas. Carlos Cruz leva 7 anos de prisão. O advogado de «Bibi» fartou-se de cantar de galo, fazendo alarde do facto de o seu cliente ter colaborado com a justiça, mas o principal arguido deste processo levou 18 anos de cadeia. Pelos vistos não vale a pena colaborar com a Justiça e mostrar arrependimento. Sigamos para os recursos. Até lá devem ficar todos à solta.

O título do dia

«Simplex para quem quer mudar de sexo», in Correio da Manhã, 3 Setembro 2010

José Torres (1938-2010)

Morreu José Torres, histórico jogador do Benfica e da selecção de Portugal. O antigo seleccionador pediu que o deixassem sonhar e um golo de Carlos Manuel, em Estugarda, levou a equipa das quinas ao Mundial 86, de má memória para as cores nacionais. Em dia de orgia mediática na zona oriental de Lisboa, a ver se a comunicação social tem tempo para fazer uma pequena homenagem ao «bom gigante».