30 agosto, 2010

Psicologia «à la carte»

Depois dos hiperactivos e dos aspergers, agora inventou-se outra: a depressão pós-férias. Não há televisão e gazeta que não faça uma «perninha» sobre o assunto. Os solicitados psicólogos discorrem sobre a matéria e até há um que fala num fenómeno inverso: pessoas que gostam tanto do trabalho que não sabem estar parados e acham os «domingos uma maçada». Há gostos para tudo e fenómenos psicológicos também.

Rendidos ao bairro espanhol

Custou a entrar no goto, mas quase 9 anos depois de ter inaugurado a primeira loja, em Lisboa, os portugueses estão rendidos ao El Corte Inglés. Os números estão aí para comprová-lo. Pelo terceiro ano consecutivo os resultados globais em Espanha foram negativos, enquanto em Portugal, principalmente nas superfícies de Lisboa e Gaia, a facturação cresceu 13 por cento relativamente ao ano anterior. Perante isto não há movimento anti-Castela ou complexo da padeira da Aljubarrota capaz de prosperar. O português exige ser bem servido, nem que para isso tenha que desembolsar algo mais do que noutros estabelecimentos. Pode-se mesmo dizer que, para bem e para mal, dois factores revolucionaram o comércio e a restauração em Portugal nos últimos anos: O El Corte Inglés e a ASAE. Ninguém pede para que sejam venerados, mas certamente todos darão a mão à palmatória que nada foi como dantes desde o seu aparecimento.

Vão nadar no Tejo

João Almeida, o jovem presidente dos Belenenses já deve ter pensado para os seus botões que a vidinha de deputado é bem mais fácil do que a de líder de clube com história, mas falido. Vai daí toca de encerrar a piscina olímpica do Restelo e decretar o fim da natação de competição no clube. Vendo bem as coisas, a 500 metros das instalações do Belém há um imenso rio Tejo (um pouco poluído é certo, mas sem custos de manutenção) para dar umas braçadas.

Conspirações cubanas

Se o Ritz é Ritz, Fidel é e será eternamente Fidel. Aparentemente recuperado da maleita que o manteve em convalescença durante quatro anos, «el comandante» revela, em entrevista (que durou 5 horitas, coisa pouca) a um jornal mexicano, ter «ressuscitado» num «mundo de loucos». Os americanos continuam a ser o alvo para Fidel que garante que Osama bin Liden é um agente da CIA pago por George W. Bush, quando este estava na Casa Branca, e precisava de «assustar o mundo». Boa teoria. Já estavamos com saudades suas, comandante! Será que já lhe disseram que na Casa Branca está um negro, que dizem ser muçulmano?

«Bibi» tem uma namorada!

Aprestava-me para escrever um post sobre as potenciais revelações que Carlos Cruz promete fazer sobre outros nomes que não foram investigados no caso Casa Pia, cujo sentença, teoricamente, se conhece esta sexta-feira, quando oiço o «Bibi», em entrevista ao «Telejornal», dizer que «tem uma uma namorada» e que só não está a viver com a donzela porque o processo ainda não terminou. E eu que ia jurar que o homem era pedófilo. Só pode ser um milagre operado pelo seu advogado, esse eminente causídico da nossa praça chamado José Maria Martins, conhecido por ter bastante queda para perpetrar acções (não propriamente judiciais) junto da comunidade feminina.