03 julho, 2010

Deputado «à Belenenses»

Seguramente que o Belenenses tem desde esta noite o presidente mais jovem da sua história. Chama-se João Almeida e venceu com uma votação coreana, de 86,6 por cento, as eleições para o clube da cruz de cristo. Até aqui tudo mais ou menos normal, só que este senhor é deputado do CDS de Portas. Será que também vai acumular funções?

O canal (que já foi da Igreja) contrata Fátima

Pensava-se que a saída de José Eduardo Moniz da TVI ia fazer oscilar as audiências do canal de Queluz de Baixo. Nada mais errado. Vendo bem as coisas nem o mundial beliscou fortemente a liderança do canal que já foi da Igreja. Moniz deixou a estrutura bem montada e fidelizou um público que já não desmobiliza. Agora é a vez de ser anunciada a transferência de Fátima Lopes da SIC para a TVI, após 15 anos em Carnaxide. Nuno Santos não consegue fazer melhor que Penim. O canal de Balsemão perde, até para o canal do Estado, em praticamente todos os horários e até os telejornais da hora do almoço e do jantar ocupam a «lanterna vermelha». Um canal de televisão não se pode fechar como quem fecha um jornal, mas o «Citizen Kane» português já deve estar a preparar mais um «downsizing» da estrutura.

Arquive-se!

Manuela Moura Guedes está indignada porque o Ministério Público arquivou o processo, após largos meses paralisado e a um sábado, sobre a queixa da jornalista sobre uma alegada difamação produzida por José Sócrates. Se a licenciatura do PM foi obtida a um domingo, não vejo caso em divulgar uma decisão judicial, independentemente do seu teor, durante o fim-de-semana.

Raios o partam!


Já não simpatizava muito com Oscar Cardozo, mas hoje foi a gota de água. Então não é que o paraguaio falhou um penalty decisivo (a juntar aos que falhou com o Benfica) que vai desvalorizar o seu passe e a consequente derrota dos sul-americanos diante da Espanha vai impedir que se cumpra a promessa de Larissa Riquelme, a esbelta fã do Paraguai que prometeu despir-se caso a sua selecção chegasse às meias-finais? Raios!
PS: Mais sorte vai ter Casillas. A menina do microfone é jornalista e também sua namorada. Parece que hoje a sua presença nas imediações da baliza espanhola deu sorte ao «portero» da «roja».

Caça à «truta»

Pinto da Costa sempre adorou pescar em águas inimigas. E as «trutas» dão-lhe ainda mais prazer. João Moutinho é o melhor reforço dos dragões para a próxima temporada e um grande tiro no pé para o clube leonino, que deve estar muito mal de finanças para ter autorizado a transferência estimada em 11 milhões de euros. Esta mudança de clube também significa que o tempo do amor à camisola e da mística há muito que terminou. A mercantilização dos atletas, ou dos activos, como agora se diz, deixa qualquer um, por mais insensível que seja ao dinheiro, de cabeça à roda.

O ridículo chama-se Argentina


Banho de bola (4-0) do «bulldozer» alemão aos macios argentinos de um pálido Messi. Salvo imprevisto, e com a permissão da Holanda e talvez a Espanha, a taça voa mesmo para Berlim. A senhora Merkl é que estava mesmo eufórica nas bancadas do Green Point. Batia palmas, pulava e dava beijinhos. Um óptimo balão de oxigénio para a política que manda no continente em que vivemos.