05 maio, 2010

Maio, maduro Maio

Para o presidente grego reconhecer que o país está «à beira do abismo» é porque a situação é incontrolável. Depois dos feridos, registaram-se os primeiros mortos. Contudo, a fúria helénica não deve chegar à Península. A malta cá tem outras coisas com que se preocupar, especialmente com um Maio tão preenchido: Sua Santidade está a chegar, o Jesus vai levantar o «caneco» e o Rock in Rio promete ser uma comunhão sem paralelo. Está visto que só o apego à religião nos pode salvar.

Mau tempo no canal

O deputado socialista Ricardo Rodrigues, para além de ter um passado judicial algo nebuloso, revela-se agora um especialista na arte de furtar gravadores a jornalistas. Foi o que aconteceu a semana passada, alegadamente ao não aguentar a «violência psicológica insuportável» a que foi submetido pelos repórteres da revista «Sábado». Perante estes factos, que configuram a subtração de material de profissionais do jornalismo, que o video no site da «Sábado» prova, o alegado negócio TVI/PT é uma minudência no que à ameaça da liberdade de imprensa concerne. Para piorar as coisas, o grupo parlamentar do PS, qualifica de irreflectido o acto do deputado açoriano, mas reitera da confiança no...pasme-se, vice-presidente do grupo parlamentar do PS e porta-voz para questões de...justiça. Só podia.

A lei do far west

A terra das liberdades assemelha-se, muitas vezes, a um imenso far west onde a selvajaria impera. Um polícia disparou uma arma teaser, que imobiliza com os consequentes efeitos secundários em termos musculares e neurológicos, sobre um rapaz de 17 anos que invadiu, pacificamente, um recinto de baseball. O uso desproporcionado da força está a gerar polémica nos «states» e, especialmente, fora deles. Se as autoridades reagem assim perante um espontâneo, aparentemente sem intenções de criar dano, imagina-se o que não estará a sofrer o paquistanês que falhou um atentado em Times Square.

A frase do dia

«Os gregos comem tudo e não deixam nada. Levaram-nos o campeonato da Europa e agora o nosso dinheiro», Domingos Amaral, Correio da Manhã, 5 de Maio 2010