14 abril, 2010

Difamado e ressarcido

O dono do grupo Impala, a revista Focus, o seu ex-director e um redactor foram condenados a pagar 100 mil euros de indemnização ao escritor Miguel Sousa Tavares por acusações de plágio feitas num texto publicado na revista. É capaz de ser desta que o Jacques Rodrigues fecha o seu deficitário tasco de Ranholas e o Miguel decide emigrar para o Brasil ou para Lanzarote, para fazer companhia ao Nobel. Pode ser que lá se sinta melhor do que por cá.

Estou aqui, ali e acolá

O passivo da Câmara de Lisboa é tão grande que até custa a dizer e a escrever. O que se começa a entender é que a cadeira do poder do Largo do Município é meramente instrumental para chegar a outros voos. Sampaio por lá passou e saltou para Belém, Santana andou por lá e rumou a S. Bento e o futuro de Costa a Deus pertence, mas imaginamos qual seja. Ou seja, eles estão lá, mas sempre com a cabeça no que há-de de vir. O lema de todos é deixa afundar que o último a sair apaga a luz. Se ainda houver dinheiro para liquidar a conta.

Prendas inocentes

O PS tipificou hoje o novo crime de corrupção para exercício de função. Uma garrafita de tinto, uma gravatita e uma esferográfica catita, são «prendas» inocentes que não implicam criminalização. Com a profusão de ofertas relacionadas com a pesca, é de estranhar que o chicharro, o robalo e a xaputa não tenham sido incluídos na lista.

Alertas charmosos

Quem já esteve em Londres sabe que a expressão «Mind the gap» é uma instituição da capital britânica. Ouve-se debaixo de terra no metro, está inscrita no solo da plataforma e encontra-se, em cada esquina, estampada em t-shirts que são dos souvenirs mais requisitados. Trocando por miúdos, é um alerta para os utentes do «tube» londrino para a chegada da composição, para prevenir acidentes. Hoje, escutei pela primeira vez um aviso semelhante na estação do Marquês de Pombal: «Atenção à distância entre o cais e o comboio», ouvi uma voz feminina, dezenas de vezes, qual disco riscado. O aviso vale pela informação mas é pouco charmoso. Numa t-shirt para turista comprar é capaz de não ficar bem. Pede-se mais imaginação e algum marketing aos criativos da empresa Metropolitano de Lisboa.

A pizza de Cristiano

Chama-se Naya e, alegadamente, passou uma noite caliente com Cristiano Ronaldo. A chica revelou à Antena 3 espanhola, notícia que o «CM» reproduz, que o jogador do Real Madrid tem um «pénis do tamanho de uma pizza familiar» e que ficou obcecado com o seu (o da menina) traseiro. Desconhece-se a textura da massa, fina, alta ou fofa.

Essa não é a questão essencial

O especialista do costume, sempre que há «pontes» e tolerâncias de ponto, fez os cálculos do costume. Parafraseando Pacheco Pereira, essa não é a questão essencial da falta de produtividade nacional.

Santa gazeta

Os sacrificados funcionários públicos vão ter duas baldas concedidas pelo generoso executivo socrático, a 11 de Maio, à tarde, e durante todo o dia 13 de Maio, durante a visita de Sua Santidade ao nosso País. Os outros, os do privado, para já, ficam a ver navios. Pode não haver amnistias, mas pelo menos dia e meio de gazeta no sector Estado é garantido, como diz o anúncio do Cristiano.

Serviços mínimos

Salvo hecatombe, o título para o Benfica está no bolso, sem campos inclinados, sendo apenas preciso cumprir os serviços mínimos e esperar a aselhice adversária.
PS: Contando com a forte probabilidade de o Benfica ir ao «Dragão» na penúltima jornada festejar o título, talvez fosse prudente realizar o jogo à porta fechada. Digo eu.