10 fevereiro, 2010

Dúvida para inteligentes decifrarem

Faz-me alguma espécie, para não dizer muita, os assíduos fretes de Emídio Rangel a Sócrates. Nos palcos que dão ao ex-homem forte da programação da SIC, no caso o «Correio da Manhã» e agora o lugar de «paineleiro» num debate na RTP-N, Rangel não perde a oportunidade para cimentar a sua posição como sócio número 1 do «clube dos amigos do engenheiro». Não consigo é perceber o alcance, quase doentio, da coisa. Alguém dá uma ajuda?

Laranja «queque»

Não há fome que não dê em fartura. Depois do «basista» Passos, do «rompedor» Rangel e do folclórico Castanheira de Coimbra, surge agora o «queque» Aguiar-Branco a perfilar-se para a liderança social-democrata. Segundo conta a Antena 1, o líder parlamentar do PSD foi apanhado de surpresa com a candidatura de Rangel, visto que ambos tinham jantado na passada semana e este cenário estava, então, afastado. Eles que no governo Santana Lopes foram, respectivamente, ministro da Justiça e secretário de Estado, vão, desta feita, enfrentar-se. Como diz o Rangel, este PSD é sempre a «romper» até à implosão final. O partido procura um Messias mas nenhum dos que se chegaram à frente, para já, tem características de excepção. Estes ainda são para «queimar». O «desejado» continua na penumbra, à espera de acabar o contrato que mantém com os que o elegeram na «cidade invicta». Ou à espera de um timing mais propício para, assim, receber a liderança dos destinos do país de bandeja.

Ódio balcânico

Para os organizadores é uma grande notícia saber que a final da taça da liga ou ainda a taça da cerveja, será disputada no próximo dia 20 de Março, no Algarve, entre Benfica e FC Porto. A má notícia fica reservada para as forças da autoridade. Já não bastava o encontro entre os dois rivais no Dragão em Abril, para o campeonato, agora ainda terá que ser preparado, com minúcia, este confronto não previsto para o próximo mês. O clima é de ódio mútuo, a roçar um ambiente balcânico. Se o Ministério da Administração Interna não adoptar medidas severas a título preventivo, até pode acontecer uma desgraça. Eu ainda sou do tempo do very light que matou um adepto leonino no estádio do Jamor. Depois não digam que não foram avisados.

A revolução laranja

Não concordei com as queixinhas que o eurodeputado Rangel foi fazer para a Europa sobre a alegada asfixia democrática e de expressão cá do burgo, mas, de uma forma geral, simpatizo com o jovem jurista, com inegáveis qualidades de orador, que hoje lança a sua candidatura à liderança do PSD e que foi a revelação do Verão, quando projectou o PSD para um surpreendente resultado nas europeias. O candidato parece ser bom, bem menos plástico que o «fabricado» Passos Coelho, resta apenas saber o mais determinante: quem o acompanha e qual o projecto que Rangel quer para o país?

Carvalhal renovou até 2015...no «Inimigo Público!

Até acreditei quando vi o alerta que indicava que Bettencourt renovara contrato a Carvalhal até 2015. Com a desastrada gestão desportiva do presidente leonino, que até meteu uma semana de férias no Brasil, quando a equipa de futebol ultrapassava uma autêntica tempestade, já nada admiraria. Afinal, a notícia vem no «Inimigo Público». É a brincar.
Os argumentos sobre a derrota de ontem diante do Benfica fazem lembrar o célebre ditado popular: «quando não se sabe dançar é a sala que está torta».