04 janeiro, 2010

A criatura e o criador



Portugal seria um país bem mais feliz se os dois mais altos responsáveis políticos fizessem férias de Natal juntos. Acontece na Rússia, com Medvedev e Putin, presidente e primeiro-ministro, ou a criatura feita à medida do seu criador. Os dois foram para a estância de Sochi, sede das Olímpiadas de inverno em 2014, bem longe das agruras da política. Como as imagens documentam, esquiaram e andaram de mota juntos e até tomaram um retemperador chocolate quente, com a cumplicidade que se vê, para combater as gélidas temperaturas. Tudo em sã convivência institucional. Pode ser que Sócrates convide no próximo ano Cavaco para umas férias na neve para discutirem a «cooperação estratégica». Sonhar ainda não paga imposto. Ainda.

O futebol é que induca, o fado é que instrói

Mais de metade dos 20 programas mais vistos da televisão pública em 2009 foram jogos de futebol, apurou a Marktest no balanço do ano. O campeão na RTP é o jogo da Liga dos Campeões entre FC Porto e Manchester United, do dia 15 de Abril, com mais de 2,3 milhões de espectadores. Já em 2008, nos 20 programas mais vistos da RTP, apenas um não era um jogo de futebol: a final do Festival Eurovisão da Canção conseguia a posição 12. Mas não é só no serviço público que o futebol dominou a televisão de 2009. No Top 25 referente aos quatro canais de sinal aberto há 20 jogos de futebol. O recordista é o jogo de apuramento para o mundial entre Portugal e a Bósnia, realizado no dia 18 de Novembro, com quase 2,8 milhões de espectadores, que passou na TVI.
Os três pilares do regime salazarista, «Fado, Futebol e Fátima», convertem-se, com o passar dos anos, num «F» único.

Jornais de clube travestidos

Voltaram os «blackouts» ao futebol português. Já desde os tempos do«guarda Abel», nos idos 80, que não se via coisa igual. O FC Porto cortou hoje relações com o jornal «A Bola», no seguimento da manchete de domingo sobre os incidentes no túnel do Estádio da Luz, em que se afirma que Fucile, Helton e Rodriguez também estiveram envolvidos, juntamente com Sapunaru e Hulk, nos desacatos com os "stewards".
Independentemente da veracidade da notícia veiculada, isto em Portugal parece que só lá vai quando os jornais desportivos perderam a vergonha e assumiram que, afinal, sempre têm uma cor, apesar de o negarem. Como diria o "nosso" Sócrates sobre o «telejornal travestido» das sextas-feiras, os três jornais desportivos são autênticos exemplos do mais puro transformismo. Deixem-se de tretas e ponham os olhos no exemplo espanhol.