22 dezembro, 2009

O essencial e o acessório

O casamento dos homossexuais e as tricas político-partidárias entre Belém e S. Bento são as cortinas de fumo para enganar o que vai mal no país e a incompetência das pseudo-elites políticas que nos calharam em sorte. D. José Policarpo, escreveu uma carta aos párocos e às comunidades cristãs do Patriarcado de Lisboa e fez um video onde deixou uma mensagem a propósito da quadra. Sensato como poucos, D. José desmentiu o pacto de silêncio com Sócrates sobre a questão que faz tremer o futuro do país, o casamento gay, bem entendido, e pôs o dedo noutra ferida que poucos gostam de perder, um segundo sequer, com ela: a perda da identidade daquilo a que chamamos Natal. Talvez dê um bom debate, no próximo ano. De preferência longe de uma grande superfície. Não vá o espírito do debate ser contagiado pela lógica mercantilista.

Património ao abandono, cidade sem alma

O edifício histórico do Hot Clube de Portugal, na Praça da Alegria, uma das casas de jazz mais emblemáticas de Lisboa, foi esta madrugada consumida pelas chamas. Não muito longe dali, o não menos carismático Ritz Clube, continua a definhar à espera de comprador. A livraria Bucholz encerrou há umas semanas. Ninguém acude à baixa e a zona histórica da capital. Os misteriosos incêndios, que acontecem sempre ao cair da noite ou de madrugada, encarregam-se de fazer o que todos esperam. Com franqueza, não é um Red Bull Air Race que vai devolver a alma a Lisboa, quando o seu âmago é diariamente destroçado. Mas o povinho teima em só engolir pão e circo.
PS: O edífício do Hot Clube era propriedade da Câmara. Mais um argumento revoltante.

Ninguém se manifesta?

Estranha-se qual o motivo por que é que não há um «levantamento popular», como existiu quando o El Corte Inglés e outros interesses espanhóis aterraram em Portugal, tendo motivado diversos manifestos e opiniões pela manutenção dos centros de decisão no nosso país, agora que a empresária(?) Isabel dos Santos, ilustre filha do presidente angolano, continua a fazer shopping por terras lusas, tendo adquirido 10 por cento da ZON.

Este já não foge!

Cristiano contentou-se com o prémio de melhor golo do ano. Messi é o jogador da FIFA em 2009. No próximo ano o trono irá direitinho para o que sobressair mais no Mundial da África do Sul.