26 novembro, 2009

Pedro Proença, como nunca o imaginou ver

O penteadinho Pedro Proença, o árbitro do dérbi de sábado em Alvalade, apesar de ser benfiquista assumido, já vestiu a camisola do Benfica e do rival Sporting, segundo conta o «Correio da Manhã». Além de ter jogado andebol ao serviço das ‘águias’, Pedro Proença representou também a equipa de iniciados do Sporting, em 1983, ao lado de Carlos Resende, considerado o melhor jogador português de sempre da modalidade.

A frase do dia

«Ser deputado implica ser deputado e não ser deputado em part-time. Para isso existem as câmaras dos Lords. Nós somos um parlamento democrático», Jaime Gama, presidente da AR, apelando ao rigor e à assiduidade dos deputados, depois de parlamentares terem contestado o novo regime de justificação de faltas, Rádio TSF, 26 de Novembro 2009

Palavra de pensador

George Steiner, um dos grandes "maîtres à penser" do nosso tempo, recebeu hoje o grau de Doutor Honoris Causa pela Universidade de Lisboa. Nas palavras que proferiu no final do simbólico acto defendeu que a universidade deve ter como pilares fundamentais e transversais «a Arquitectura, a Matemática e a Música». Steiner é apologista de uma universidade «ecuménica» que agregue numa mesma licenciatura diferentes áreas de conhecimento, conferindo uma maior segurança ao estudante, na preparação para a realidade que vai encontrar no seu dia-a-dia profissional. Se o ministro Mariano Gago não ouviu estas recomendações, pelo menos que alguém tenha a iniciativa de lhe contar.

Justiça Imperial

O ritmo diário de inquirições no DIAP de Aveiro tem levado a que muitos jornalistas armassem tenda à porta daquelas instalações. Há um mês que não se fala de outro coisa. Praticamente de sol a sol, tal tem sido o entra e sai de arguidos e advogados. Quem tem ganho publicidade é a Cadeia Best Western e nomeadamente o Hotel Imperial, localizado paredes-meias com o Ministério Público da cidade dos «cagaréus» e «ceboleiros».

Não há coincidências...

Em política, quase tudo o que parece, é. E há uns tipos que não disfarçam nada. Ainda por cima numa área tão sensível como a Justiça. Marinho Pinto é um deles. O homem ainda vai, pelo menos, a secretário de Estado. Por seu turno, o professor universitário e antigo juiz, Paulo Pinto Albuquerque, que tem feito uma cruzada na defesa da divulgação das escutas de Sócrates, pode ir, pelo menos, a vice-presidente da distrital de de Lisboa PSD, na lista do favorito Jorge Bacelar Gouveia. Moral da história: desconfiem sempre que um aparente novato apareça nos telejornais e no sagrado espaço chamado «Prós&Contras». Curiosamente, tanto Marinho Pinto como Paulo Albuquerque por lá estiveram na passada segunda-feira com a «senadora» Campos Ferreira. Não há, de facto, coincidências...