09 novembro, 2009

Sem muro e com poucas palavras

Seria óbvio que me pronunciasse sobre os 20 anos da queda do muro de Berlim, mas o desgaste emocional provocado pelo intenso jogo do Benfica com a Naval, leva-me a que seja parco nas palavras e que diga, parafraseando as palavras matinais do secretário-geral comunista, Jerónimo de Sousa, que por um muro que se deita abaixo, outros se erguem. Boa capacidade de sintese. Obrigado pela inspiração, camarada!

«Lobbying» literário

«Uma Longa Viagem Com António Lobo Antunes», é o mais recente livro de João Céu e Silva, jornalista do «DN», que se especializou em explorar o filão da intimidade de escritores nacionais de grande sucesso, caso de Lobo Antunes e José Saramago. Não li nem uma das 494 páginas deste «tijolo», mas passando os olhos por uma crítica literária ao mesmo, deparo-me com a revelação do escritor que José Sócrates pensou fazer «lobbying» a seu favor junto da Academia Sueca para o Nobel da Literatura. Acontece que o aéreo escritor faltou ao jantar com o Primeiro-Ministro em que a «táctica» seria combinada. Parece que ninguém explorou ainda a alegada inconfidência de Lobo Antunes ou sequer se lembrou de perguntar ao gabinete do Primeiro-Ministro se confirma o episódio, mas ele demonstra à saciedade que Sócrates se movimenta muito bem nos bastidores da política e, já agora, da literatura.

Onda encarnada

Impróprio para cardíacos, num ambiente digno de uma «quarta-feira» europeia das antigas. A onda encarnada existe mesmo e até leva 40 mil adeptos ao estádio a uma segunda-feira. Só que desta vez o sufoco ofensivo não se traduziu em muitos golos. O Benfica ganhou ao soar do gongo, a fazer lembrar o campeonato em que a equipa treinada por Toni, com o incontornável Vata, marcava inúmeras vezes depois de se dobrar o minuto 90. É bom golear por 6 e 7 bolas, mas tem outro sabor ganhar à tangente e sobre a hora. Com Vieira caladinho, os adeptos apaixonados e a equipa com estofo de campeão, apetece que o jogo com eterno rival da Segunda Circular, agendado para o último fim de semana de Novembro, chegue depressa.