04 novembro, 2009

A dúvida

Por quanto tempo mais ficará Vale e Azevedo para os anais do sistema judicial indígena como o único português condenado a prisão efectiva por corrupção?

O rei da sucata

Manuel Godinho, o empresário do sector das sucatas de Ovar, actualmente em prisão preventiva por alegada prática de actos de corrupção, gostava de entregar uns presentes a quem o tratava bem, em forma de gordos envelopes, automóveis de alta cilindrada e outros presentes não dispiciendos. Foi apanhado em flagrante depois de muito tagarelar ao telefone - nos dias que correm talvez a única forma de investigação da Judiciária em Portugal. Descontente ficou a Associação Nacional dos Recuperadores de Produtos Recicláveis (ANAREPRE), que representa os operadores da sucata, que se pronunciou-se hoje pela primeira vez sobre o caso Face Oculta, considerando existirem «afirmações e referências que, no mínimo, enxovalham todo um sector onde, a exemplo de outros, trabalharão pessoas cuja idoneidade e comportamento não poderão ser postos em causa». Ora, como diz o nosso povo, sucateiro que não se sente, não é filho de boa gente...

As considerações de um Duque

Circula pela internet um artigo de opinião em que o Catedrático do ISEG, João Duque, se pronuncia sobre Armando Vara e a explicação para o sucesso no mundo da banca de um indivíduo que começou como caixa na dependência da CGD na remota localidade de Mogadouro, atrás do sol posto, até chegar a administrador do banco do Estado e do BCP, e possuidor de um diploma de licenciado, obtido na defunta Independente, não sabe ainda se obtido a um domingo. A síntese de Duque não podia ser melhor:
«Reconheço no Dr. Armando Vara (o dr. é fundamental tratando-se de quem nos referimos) quatro qualidades de indiscutível mérito para o negócio bancário: primeiro, tem o n.º de telefone do Sr. Eng. José Sócrates (reafirmamos de novo a importância do epíteto eng.) memorizado no seu telemóvel e quando lhe telefona ele atende-o; segundo, o Sr. Eng. José Sócrates atende o telemóvel se o Dr. Armando Vara lhe liga do seu telemóvel, onde tem o n.º memorizado; terceiro, o n.º de telefone de José Sócrates está entre os números de telefone memorizados no telemóvel, do Dr. Armando Vara e aquele atende se este lhe liga; e quarto, quando o telefone do Dr. Armando Vara tenta estabelecer a comunicação com o telemóvel do Sr. Eng. José Sócrates onde tem o número memorizado, a comunicação estabelece-se porque este o atende.»

O elogio da loucura

A jovem que matou o namorado em 2001, atirando-lhe ácido sulfúrico para o rosto, foi hoje considerada inimputável pelo tribunal de Leiria. Explica o colectivo de juízes que a senhora estava afectada por uma doença do foro psiquiátrico que não a permitia ter a percepção exacta dos seus actos». O tribunal deliberou que a arguida fosse internada, medida que foi suspensa na condição de Fátima Velosa manter o tratamento psiquiátrico e seguir as orientações dos serviços de reinserção social.
Mais uma louca, em liberdade, pronta para repetir o tresloucado acto. Internem é o sistema de Justiça e com carácter de urgência.

Aviso à navegação

Fonte: Correio da Manhã, 4 Novembro 2009

A frase do dia

«Maddoff fez menos danos nos Estados Unidos do que o BPN em Portugal», Silva Lopes, antigo governador do Banco de Portugal, Negócios Online, 4 Novembro 2009