02 setembro, 2009

O autarca, o Ferrari e o Metro

António Costa afirmou esta quarta-feira que vai organizar uma corrida entre um Ferrari e o Metro, depois de ter promovido uma corrida entre um burro e um Ferrari, em Loures, para demonstrar a eficácia de metropolitano. António Costa falava durante a discussão de um parecer da Câmara de Lisboa ao plano de expansão do Metro, na reunião pública do executivo municipal.
O autarca revela, «vou organizar uma corrida entre um Ferrari e o metro, para entendermos que o grande meio de transporte na cidade é o metro e não o carro», recordando que em 1993, altura em se candidatou à Câmara de Loures, promoveu uma corrida entre um burro e um Ferrari, protestando o alargamento do metro do concelho. Mais uma «truque» de ilusionismo do Costa, semelhante ao mergulho de Marcelo no Tejo. Medidas concretas para limitar o trânsito é que nada. Fecha-se a Praça do Comércio ao domingo e «somos os maiores».

Sei o que fizeram neste debate

Anunciavam-se como as regras mais estritas alguma vez aplicadas a um debate entre candidatos a umas legislativas. À semelhança do que acontece com tudo o que são normas neste país, foram desrespeitadas para desespero de Sócrates que adora despejar a «cassete», sem contraditório. O diálogo estava vedado, mas as "escaramuças" de parte a parte foram uma constante em mais de meio debate, para gáudio da nervosa entrevistadora, D. Constança. Resta saber como serão os 9 restantes debates: "missas" ou combates de boxes para disputar audiências e atribuir a vitória por KO? Sobre quem foi ao tapete nesta disputa é difícil dizer. Mas como o povo gosta de sound-bytes é de destacar a referência que Sócrates fez, mesmo a terminar, ao filme, de terror diga-se, «Sei o que fizeste no Verão passado», para lembrar as asneiras e as omissões que Portas, antigo ministro de Defesa no governo Barroso e um cinéfilo indefectível, cometeu quando esteve «hospedado» no Forte de São Julião da Barra.
PS: Com aquela «determinada» (palavra que repetiu uma mão cheia de vezes) pose de Estado, Sócrates só corre mesmo sérios riscos de levar uma «abada» do pároco Louçã no campeonato dos debates. A "Dona Gertrudes" Ferreira Leite terá de pensar num plano B. Só a falar da falta de verdade e no carácter não chega lá.

O «burro» e o inventor do burro

Comentando a entrevista de Sérgio Conceição ao «"I» no sábado, Scolari respondeu, hoje, no mesmo jornal: «Alguma vez se viu uma pessoa falar com um burro?».

A frase do dia

«Posso ter muitos defeitos. Mas não sou cínico. Digo sempre aquilo que penso», José Sócrates, em entrevista à RTP 1, 1 Setembro 2009