20 agosto, 2009

A frase do dia

«Portugal não tem dimensão para se roubar tanto», Pedro Ferraz da Costa, presidente do Fórum para a Competitividade, Expresso Online, 20 Agosto 2009

Mais disparates de Verão

Não satisfeitos com a monumental polémica em torno da reforma do sistema de saúde, os norte-americanos lançaram para debate novo tema: os calções e os proeminentes músculos das pernas da primeira-dama, Michelle Obama. «É apropriado que Michelle mostre mais do que é suposto da sua perna?», é uma das questões colocadas por órgãos de comunicação. A maior parte dos americanos «iliba» a senhora e defende que ela faça o que lhe der na real gana. Já a tradicional ala conservadora questiona: «Michelle tem, indiscutivelmente, umas pernas bonitas, mas é apropriado que as mostre no seu papel de primeira dama?». No país que usa e abusa do que é apropriado, os «disparates de Verão» também abundam. Não têm é o alcance e a gravidade dos nossos.

O máximo representante da «nova Etiópia»

Se não for doping, é certamente um fenómeno sobrenatural o que nasceu a 9 de Agosto de 1986 na Jamaica. Usain Bolt deitou abaixo mais 1 record do mundo, o dos 200 metros, com 19.19s, nos mundiais de Berlim. A Jamaica é o novo viveiro de campeões, sendo Bolt a estrela superior. Como diz uma amiga minha, cujos direitos de autor estão perfeitamente salvaguardados, o país do Bob Marley é a nova Etiópia no atletismo.

A história a nu

A «Playboy» tuga fez uma sessão fotográfica com a modelo Susette Verde «descascada» em monumentos nacionais, nomeadamente o Padrão dos Descobrimentos, mas sem dar cavaco a quem quer fosse. Os mais púdicos e defensores da história insurgiram-se com tamanho desplante. Ao «CM», o historiador José Hermano Saraiva, dá a sua sentença: «Não vi as imagens, mas costumo dizer que cada um come do que gosta». Ora toma. Embrulha.