19 julho, 2009

Jogadas de secretaria

Mais uma prova de que este é o Governo da estatística. Depois dos resultados «manipulados» nos exames, o aumento das vagas no ensino superior, a cosmética aplicada no défice e o milagre da multiplicação dos estágios, o executivo ordena aos vários destacamentos de trânsito da GNR que o que antes era considerado acidente de viação, como as colisões com animais ou objectos, passa a ser registado como uma simples ocorrência. Mais uma chico-espertice socialista: ou seja, continua a morrer-se nas estradas portuguesas, mas sempre se pode invocar em período eleitoral que «foram as nossas medidas que fizeram com que baixasse os índices de sinistralidade».

Publicidade encapotada

«Eagles actuam no Pavilhão Atlântico no dia 22» e «Anastacia actua em Guimarães» são «notícias»(?) que passam em rodapé, diariamente e de forma insistente, nos telejornais da RTP. Trata-se de um caso claro de publicidade encapotada. Só fica a dúvida de saber quem paga e quem recebe a comissão. Será excessivo pedir a presença do director de informação do canal no Parlamento, mas talvez fosse um caso para o Provedor do Telespectador da RTP se pronunciar.

«Pum», «Pum»

O ciclista Alberto Contador disparou de forma letal, aniquilando os seus adversários na primeira jornada alpina da Volta França, com meta na estância suiça de Verbier, quebrando a monotonia que caracterizava o Tour. O espanhol tem agora minuto e meio de avanço sobre o norte-americano Lance Armstrong, que fica mais longe de conseguir o seu oitavo triunfo na ronda francesa.

O banco cavaquista

A polícia «limpou» as residências de Dias Loureiro e Arlindo Carvalho na passada semana, no âmbito do caso BPN. Desconhece-se, contudo, se as buscas foram frutíferas. O ex-ministro da Saúde de Cavaco Silva foi mesmo constituído arguido. Mais do que o «banco do PSD», o BPN vai ficar para a história como o «banco cavaquista». Pode ser que Oliveira e Costa passe a ter companhia para jogar à «sueca» no estabelecimento prisional da PJ.