05 julho, 2009

Ensino à bolonhesa

No que dia em que Sócrates voltou a sublinhar os sucessos obtidos pelo seu governo na educação, informaram-nos de algumas das excêntricas teses de dissertação de mestrado que serão brevemente defendidas na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, em Lisboa: Tradução e Publicação de um livro em França; Relatório de Estágio na Editora Assírio e Alvim e Relatório de Estágio na Editora FHM. Neste último trabalho, aguarda-se que, finalmente, sejam reveladas as condições que são necessárias para ser capa da cobiçada revista masculina. É o preço do «fast ensino» promovido por Bolonha.

O maior

O desportista mais mediático do Planeta é apresentado amanhã, em Madrid, mas hoje, o desportista no activo com o palmarés mais valioso, Roger Federer, venceu em Wimbledon o seu 15.º título do Grand Slam (6 em Wimbledon, 5 no US Open, 3 na Australia e 1 em Roland Garros), ultrapassando o feito do norte-americano Pete Sampras. O suiço assumiu, de novo, o primeiro posto do ranking ATP, superando o espanhol Nadal. Aos 27 anos, Federer ainda tem algum tempo de carreira para ficar numa posição inalcançável no «olimpo» dos campeões da modalidade durante, pelo menos, uma década.

«Só faz falta quem cá esta»

Em entrevista de fundo ao DN, prévia ao lançamento de mais um previsível mega êxito literário, Miguel Sousa Tavares confessa que abomina tudo o que são redes sociais (blogs, twitter e facebook), que almoça de vez em quando com Sócrates e que está «a pensar ir-me embora para o Brasil». A namoradinha nova, ao que parece Maité Proença, e o facto de «estar muito zangado com Portugal» estão na base desta eventual mudança. Curiosamente é o povo «macambúzio» e «cansando» que comprou, ao longo dos anos, cerca de um milhão de livrinhos do Miguel, o que lhe permitiu ter esta vidinha boa de novo-rico. Depois do siñor Saramago e da madame Pires, o Miguel é o senhor que se segue a fazer as malas. Vamos ter saudades dos seus comentários corrosivos na TVI e no Expresso, mas como diz o povo «macambúzio», «só faz falta quem cá está».