30 junho, 2009

Por este Rio acima

Quem continua imparável é Rui Rio. Uma sondagem hoje divulgada aponta para a reeleição do autarca do Porto para um terceiro mandato, «goleando» a oposição, vulgo a socialista Elisa Ferreira. Rio bem que pode ser um novo «case study» da política à portuguesa. Fixou as suas prioridades em colocar ordem nas contas da casa que Nuno Cardoso e Fernando Gomes desbarataram, ao mesmo tempo que comprou várias «brigas», com o FC Porto, o Jornal de Notícias e o Público, e mobilizou praticamente todos os intelectuais e homens de cultura da cidade que o acusam de desertificar em termos de animação a segunda urbe do País. Os números estão à vista. O povinho até gosta de um salazarinho orientado nas contas, mesmo que para tal seja necessário cortar no pão e circo que as massas tanto apreciam. A liderança do seu partido, e talvez do país, é uma questão de tempo. Pelo menos no Porto, já ganhou. A paciência é um atributo de qualquer vencedor.

O regresso de Pedro, «o repovoador»

A corrida mais louco do mundo pela conquista da Câmara de Lisboa começa, oficialmente amanhã, às 19 horas, no Jardim do Arco Cego, com a recandidatura de Santana Lopes a presidente, curiosamente no bairro com o mesmo nome, onde reside o «Zé», o actual vereador do Costa e seu inimigo de estimação. No seu blog antevê-se que o dia 11 de Outubro vai representar a passagem para uma Lisboa com sentido. Continuo indeciso e não creio que vá ser este cavalheiro, que um dia jurou que iria «repovoar» Lisboa, a convencer-me.

Dimensão e queda (ou falta dela) para o negócio


O Real Madrid é mais do que um clube de futebol. É uma multinacional que explora o mediatismo do negócio futebol em todas as suas dimensões. O primeiro filão foi hoje apresentado no Estádio Bernabéu, perante 30 mil entusiastas fãs. Kaká envergará o dorsal «8» nas costas. Cristiano Ronaldo é o senhor que se segue a ser apresentado, no próximo dia 6 de Julho. Hoje, também foi oficialmente apresentado Javier Saviola, o argentino que mais ninguém quer e que acabou por vir parar ao plantel do Benfica. Perante um estádio vazio. Os únicos entusiastas eram mesmo os jornalistas empenhados em tirar a melhor fotografia deste craque, em curva descendente da carreira.

Empresário de sondagens, «paineleiro» e «politólogo» nas horas vagas

Rui Oliveira e Costa, o «mago» das sondagens, foi o convidado desta manhã da revista de imprensa na SIC-Notícias. Até aqui tudo mais ou menos normal. Mais surpreendente é o facto de o «paineleiro» do «Trio de Ataque» na SIC-Notícias, vestir agora a pele de «politólogo», como foi designado pela pivô. O dono da Eurosondagem tirou o mestrado o ano passado, «bom, com distinção», com a tese sobre uma lei eleitoral com 100 círculos uninominais. Sem retirar mérito ao ex-dirigente da UGT, que aos 61 anos concluiu o seu trabalho académico, este tipo de mudanças de «fato» confundem qualquer um. Caceteiro num dia a falar de bola e polido no outro a falar de teorias políticas, é algo que não cola.