08 junho, 2009

O doce «menino guerreiro»

Ontem, à saída da sede do PSD, nada tinha para dizer. Hoje aparece num programa de comentário sobre as europeias, na RTP1. Se Santana Lopes combinou esta aparição televisiva com Manuela (aliás outra coisa não seria de esperar, dadas as actuais boas relações destas «jóias» que já se odiaram visceralmente), a estratégia foi equivocada, ainda para mais com o ministro SS como parceiro de debate. A meia dúzia de meses das autárquicas, o «menino guerreiro» anda pouco combativo. Provavelmente anda a contar espingardas e a reunir tropas.

A frase do dia

«Benfiquista sou eu mais 10 ou 20», Manuel Vilarinho, presidente da mesa da Assembleia Geral do Benfica, TVI, 8 Junho 2009

Absolut Vieira

A rivalidade entre Benfica e Sporting já não se cinge à luta pelo segundo lugar no campeonato, mas também à realização de eleições. Devido à alegada «instabilidade» (???) no clube da Luz foi convocado acto eleitoral para Julho. Fragilizado pelo fracasso desportivo e com a confirmação do despedimento de Quique Flores e a mais que provável entrada de Jorge Jesus (pelos vistos os jornalistas não estavam a dizer mentiras), Vieira faz uma jogada de mestre para aniquilar a concorrência, antecipando as eleições previstas para Outubro e evitando uma candidatura de José Veiga. Em meados de Julho, com nova maioria absoluta nas mãos, com um novo treinador pronto para inebriar as massas, sedentas de ouvir «este ano é que é», e com um saco cheio de jogadores brasileiros e argentinos de duvidosa qualidade, o estado de graça de Vieira vai resistir até... à primeira derrota.

O interesse deles e o interesse de Portugal

Com um indisfarçável sorriso de orelha a orelha por causa da vitória da véspera do seu PSD e de Ferreira Leite, visita assídua lá de casa, Cavaco sublinhou que «o mais importante para o interesse de Portugal é que Durão Barroso seja eleito como presidente da Comissão Europeia». Dizer que José Manuel Barroso, como ele gosta de ser chamado, contribuiu para melhorar a nossa imagem ou aumentar o nosso papel na Europa é o mesmo que jurar que os golos do Cristiano Ronaldo ou as vitórias das equipas treinadas por Mourinho fazem disparar o Produto Interno Bruto. Estão todos é a tratar das suas «vidinhas». Ah, por falar em Durão e Cavaco, com tantos salamaleques, não admiraria que um viesse a suceder ao outro. O timing é perfeito. O «fugitivo» passa mais 4 anos no exílio dourado de Bruxelas e regressa direitinho para Belém, substituindo Cavaco que passará as tardes a jogar «Playstation» com os netos na Travessa do Possolo. Como é que não pensamos nisto antes?