21 maio, 2009

Recompensar os amigos pelos bons serviços prestados

Moral e vergonha são palavras que geralmente estão excluídas do léxico de políticos e gestores profissionais. Silva Lopes e Vítor Bento, apenas para citar dois exemplos, advertiram que a actual situação de crise aconselharia a uma descida de salários. Belmiro de Azevedo vai fazer o mesmo com os colaboradores do seu, cada vez mais deficitário, «Público». Diz o engenheiro, que «mais vale estar activo e ganhar menos», do que estar no desemprego. Nos jornais surge hoje a notícia que Vítor Constâncio e a sua equipa de administradores vão ser aumentados em cerca de 5 por cento, aumento esse extensível ao presidente da Autoridade da Concorrência, Manuel Sebastião, grande amigo do ministro Pinho e Amado da Silva, presidente da Autoridade da Concorrência, que tranquilizou a irrequieta e incómoda entidade reguladora para o governo no tempo de Abel Mateus. Só para o governador do Banco de Portugal, o pequeno incentivo salarial representa mais 900 euros por mês. Não é para quem quer, é para quem pode...
PS: Já a noite ia longa, soube-se que o Banco de Portugal decidiu congelar o salário dos administradores, que não vão receber o aumento correspondente a este ano, nem tão pouco o relativo a 2008. Os avanços e os recuos desta gente são feitos ao sabor das notícias. Ainda por cima em ano eleitoral não dá jeito nenhum chocar a opinião pública.

A frase do dia

«Não vai haver emprego em Portugal durante bastante tempo. Os portugueses têm uma capacidade de sofrimento enorme e isso é um activo que temos que mobilizar e organizar», Daniel Bessa, ex-ministro da Economia, Negócios Online, 21 Maio 2009

Ladrão solitário

Oliveira e Costa, detido há 6 meses, vai passar, pelo menos, outros tantos meses na cadeia, confirmou o juiz titular do processo, o implacável Carlos Alexandre. Num banco, o BPN, onde se roubou tanto, custa a crer que o ex-secretário de Estado de Cavaco tenha sido o único ladrão a «limpar» tudo sozinho.

Contar segredos a quem não os sabe guardar

Informa o «DN» que os «Deputados vão ter acesso a segredos do Estado», explicando que o presidente da Assembleia da República e líderes parlamentares e das comissões podem requerer acesso a documentos classificados, ficando obrigados a sigilo sobre os mesmos. Se os senhores parlamentares mantiveram a habitual forma ciosa como guardam segredos, em troca de tratamentos privilegiados nos «media» (leia-se contrapartidas), então adivinham-se tempos de farta produção noticiosa para jornais e televisões.

«Eu sou do Real Madrid desde pequenino»


Começa a perceber-se de forma mais clara que as motivações para C. Ronaldo sair do Manchester United, provavelmente para o Real Madrid, são de toda a ordem, menos desportivas. O mais recente spot do BES tem como mote: «Onde é que vai estar o Cristiano Ronaldo daqui a 3 anos?» e será, pela primeira vez, uma campanha publicitária ibérica para lançar uma solução de poupança denominada CR 3,25%, um depósito a prazo a três anos com uma taxa anual nominal bruta de 3,25 por cento com subscrição a partir de mil euros com rendibilidade e capital garantidos, diz o banco. O BES tem contrato com o jogador até final de 2010 e a exclusividade da utilização da imagem do jogador em Espanha na vertente de produtos financeiros. Da forma como os bancos põem e dispõem dos jogadores e dos clubes, não seria de espantar que o futuro de Ronaldo estivesse nas mãos de Ricardo Salgado.

Cada terra com o seu uso, cada roca com o seu fuso

«Notícias surpreendentes lá de fora: o primeiro-ministro belga, Yves Leterme, propôs hoje (19/12/08) a demissão de todo o Governo, na sequência de acusações de alegadas (alegadas, imagine-se!) pressões sobre a justiça. Leterme nega qualquer pressão sobre o poder judiciário e apenas admite ter feito "contactos"; Michael Martin, presidente da Câmara dos Comuns, anunciou hoje (19/05/09) a demissão, após acusações de alegadamente (alegadamente, pasme-se) ter consentido alegados (só alegados) abusos nas despesas de representação de alguns deputados; dois membros da Câmara dos Lordes foram hoje (20/05/09) suspensos (suspensos, a democracia inglesa está maluca!) por alegadamente (outra vez só alegadamente) terem aceitado dinheiro para votar projectos de lei. Nenhum deles foi, pasme-se de novo, condenado por sentença transitada em julgado, e mesmo assim, pasme-se ainda mais, tiraram consequências políticas de alegações fundamentadas que os visavam. Então e aquela coisa da "presunção de inocência"? As democracias belga e inglesa têm que comer muita papa Maizena para chegarem aos calcanhares da nossa...»
Manuel António Pina,
Jornal de Notícias,
21 Maio 2009

«Flórida da Europa»

Depois da Qimonda, a AutoEuropa pode ser a próxima a abandonar o país. Arriscamo-nos a ficar conhecidos unicamente como um destino de sol e praia, próprio para aposentados, uma «Flórida da Europa», mas de segunda categoria.