22 abril, 2009

Prato do dia: Sócrates frito

«Sócrates está a ser frito em lume brando», Carlos Magno, analista político, RTP-N, 22 Abril 2009

Sempre a ferrar

Uma melga, um emplastro, uma sarna. Sócrates bem tenta, mas não consegue afastar o Ferrão do Bernardo da sua beira. O jornalista da SIC, de seu nome Bernardo Ferrão, é um dos mais dinâmicos repórteres da nova geração. Depois de ter estalado o «Freeport», parece que o incumbiram de ser a «besta negra» do Primeiro-Ministro. Uma espécie de repórter para «cobranças difíceis». Geralmente não tem sorte. Sócrates foge a sete pés sempre que o vê de microfone em punho. Mas hoje, o Bernardo lá teve direito a algum tempo de antena do nosso primeiro, que sempre que o vê, muda de cor. Se o subserviente universo jornalístico tivesse mais exemplares destes, os senhores que nos (des)governam não fariam metade das asneiras.

Será que no Governo estão a perceber?

A ferro e fogo a relação entre o governo e a TVI. Moniz considera Mademoiselle F., a namorada de Sócrates, um «erro de casting», agora que ela abandona o programa «A torto e a direito» do TVI24 e decide processar o Primeiro-Ministro pela «travestida» observação do Jornal Nacional das sextas-feiras. Será que o governo consegue entender que, se a escalada noticiosa em torno do Sócrate prosseguir, o canal largamente mais visto do país pode contribuir para mudar a intenção de voto do eleitorado?

Coitadinho de mim

Como político especializado em dar umas «petas», cometer umas omissões ou pronunciar meias-verdades, Sócrates atingiu o zénit quando na entrevista de ontem disse «ter pouco jeito para servir de vítima». Quem vir o resumo da coisa, até pode «comprar» a ideia, mas quem assistiu ao programa na integra, reconhecerá que o admirável líder passou toda a conversa de 60 minutos com os dois funcionários públicos da RTP a fazer de coitadinho.

Foram cardos, foram prosas

Manuela Moura Guedes vai processar judicialmente o primeiro-ministro, por difamação na sequência de acusações de José Sócrates ao "Jornal Nacional" da TVI. O marido da jornalista e director-geral do canal, José Eduardo Moniz, vai explicar os motivos do processo, em declaração ao país, às 20h. O Jornal Nacional das sextas-feiras vai aumentar ainda mais as audiências. Quem se mete com a Manela, leva!

Pensamento do dia

«Em política cada um pedala a sua própria bicicleta», José Sócrates, entrevista à RTP, in «Público», 22 Abril 2009