06 abril, 2009

Honestidade (Parte I)

«O homem da Bragaparques (Domingos Névoa), eu conheci-o, estou convencido de que é um homem honesto», João Soares, ex-presidente da Câmara de Lisboa, SIC-Notícias, 6 de Abril 2009

Honestidade (Parte II)

Se há jornais assumidamente comprometidos com os grandes interesses, eles são, sem dúvida, os especializados em economia. A entrevista com o presidente da Mota-Engil, António Mota, na edição de hoje do «Diário Económico», é um nítido caso de «encomenda». O «sócio» de «Coelhone» na mais poderosa construtora nacional sentiu a necessidade de manifestar o seu afecto por Sócrates ao afirmar que «gosto deste primeiro-ministro» e que «o país precisa de uma maioria absoluta». Aos críticos dos projectos do TGV e do novo aeroporto, Mota mandou-os dar uma volta ao bilhar grande: «Andam a brincar com a construção», disse.
Com estes Sócrates não precisa de se preocupar. Pelo contrário. Tem o apoio expresso em votos e em muitos milhões de euritos para as três campanhas eleitorais que se avizinham.

A fama que vem de longe

Soube-se no fim de semana, que o ministro Alberto Costa foi exonerado do seu cargo de director do Gabinete de Assuntos de Justiça do Governo de Macau pelo secretário-adjunto da Justiça, José António Barreiros, acusado de ter pressionado o juiz José Manuel Celeiro, no sentido da libertação de António Ribeiro e Leonel Miranda, administradores da Teledifusão de Macau (TDM), acusados de peculato. Isto aconteceu há 21 anos. O caso Freeport e as alegadas pressões de Lopes da Mota aos procuradores do processo, alegadamente provenientes de Costa, ganham mais consistência. Da fama e da suspeita não se livra o ministro.

Sempre a rolar

Pode-se gostar mais ou menos de Xutos & Pontapés, mas ninguém lhes fica verdadeiramente indiferente. Só tive oportunidade de presenciar um concerto ao vivo da banda que hoje completa 30 anos de existência, mas comprovei como o Pavilhao Atlântico quase foi abaixo durante a actuação destes «dinossauros» do rock. Prestes a entrarem na lenda da música portuguesa, começa a tornar-se irresístível a comparação com os Rolling Stones, pese embora o Tim não ser parecido com Mick Jagger, nem o Zé Pedro com Keith Richards.

José Freeport

Obama - Prazer em conhecê-lo, José....Freeport! Right?
Sócrates - Náo, pá. Sócrates. José Sócrates. Saíste-me cá um brincalhão, Obama

Afinal, o «Pipi» era da Sofia

Um dos segredos mais bem guardados da blogosfera foi desvendado pela revista «Time Out». O autor do blog «O Meu Pipi», um verdadeiro recordista de hits e mais tarde transporto para livro, com vendas superiores a 45 mil exemplares, chama-se Sofia Saraiva, uma publicitária de 32 anos. Uma verdadeira surpresa, tendo em conta que a autora ocupou, boa parte do seu tempo, em considerações sobre o pénis baptizado de «Zé Tolas».
Ponto final à especulação. Miguel Esteves Cardoso, Rui Zink ou Ricardo Araújo Pereira, eram alguns dos suspeitos mais prováveis.
Para os interessados, «O Meu Pipi» está publicado pela Oficina do Livro e o blog pode ser resgatado em http://omeupipi.blogspot.com/

A sentença da «Bíblia»

Quando a «Bíblia» do futebol e órgão oficial do clube da Luz, sem nunca se intitular como tal, pese embora o forte pendor ofensivo demonstrado, faz uma manchete demolidora para o treinador encarnado, faz prever que a sentença de Quique está traçada no final da temporada. É realmente estranho ver uma equipa de futebol, com mais individualidades do que colectivo, é certo, regredir em vez de evoluir, com o passar da temporada.
PS: Como aqui alertámos no caso da suspensão de Lisandro, está aberta a Caixa de Pandora. O penalty de Nuno Gomes não existe, mais parecendo uma ardilosa simulação. Veremos se a Liga mantém o critério.