23 fevereiro, 2009

Cowboys gay na mira da Igreja

A entrega de filmes do «Público» ao sábado começou da pior maneira. O dvd inaugural, nem de propósito, «O Segredo de Brockeback Mountain» não trazia menu principal e legendas em português. O suplemento do «Inimigo Público» especula, nunca perdendo o humor, que o enredo dos cowboys gay pode ter sido boicotado pela Conferência Episcopal, irada com o relançamento do debate sobre o casamento dos homossexuais. Descansem os cinéfilos, pois no dia 28 será lançado um novo dvd já com legendas na língua de Camões. Aceitam-se trocas!

Os Passos de Sartre

Consta que, após denuncia do atento professor/historiador, José Pacheco Pereira, o mais que provável sucessor de Ferreira Leite no PSD quer dar uma de letrado, garantido ler livros que simplesmente não existem. Pedro Passos Coelho disse ontem na «Pública» que leu «Fenomenologia do Ser» de Satre, quando a obra nunca saiu do prelo. Se não for uma lamentável gaffe, a mentirinha não fica nada bem ao putativo líder social-democrata. Mas como ele bem sabe, e vem em todas as cartilhas, é com embustes e fugas à verdade (por mais inocentes que sejam) que nascem os grandes mitos políticos da actualidade.

Mais uma sentença exemplar

Domingos Névoa, da Bragaparques, foi condenado a uma multa de cinco mil euros pelo crime de corrupção activa por «prática de acto lícito» junto de José Sá Fernandes, por intermédio do seu irmão, Ricardo. Mais uma sentença que explica por que é que não há um único corrupto preso em Portugal.

Um intenso cheiro a caril

Premiar através de «Slumdog Millionaire» a cultura e o potencial de crescimento e atracção de um país emergente como a Índia, transmitindo, ao mesmo tempo, uma mensagem política, distinguir um morto (Heath Ledger) em «Batman» e recompensar uma espanhola já «naturalizada» americana em termos artísticos, foi, em resumo, o balanço da noite das estatuetas douradas.