17 fevereiro, 2009

Manicómio à beira da lotação esgotada

Ansiedade, insónia, depressão. As perturbações psiquiátricas estão a empurrar os portugueses para especialistas neste domínio. O consumo de ansiolíticos subiu 13,7 por cento nos últimos 3 anos e estima-se que cerca de 2 milhões de nossos compatriotas vão sofrer de uma perturbação mental em 2009, devido às situações de desemprego, divórcio, etc. A previsão é do coordenador Nacional de Saude Mental. Para além de mal frequentado e ingovernável, este país está quase a ficar um caótico manicómio.

Krav Maga

O «Jornal de Notícias» publica um oportuno trabalho sobre mulheres que treinam a técnica de defesa pessoal israelita chamada Krav Maga, aconselhável para situações de assalto, agressão ou violação. Dizem os instrutores, que o corpo deve ser «a primeira arma de defesa pessoal natural», visando atingir, com as unhas ou os próprios saltos altos da mulher, os pontos vitais do agressor, nomeadamente os genitais (uffff!), olhos e a ponta dos dedos.
Video Krav Maga

Sabe de quem eu sou filha?

A fazer fé no que dizem as gazetas, a causídica Joana Matos Lima tem um enorme orgulho na senhora sua mãe, a jornalista Fátima Campos Ferreira, especialmente nas situações de maior aperto. A rapariga, de 28 anos, foi divertir-se para uma discoteca de Viseu até ao nascer do dia e quando ia para sair, descobriu que perdera o seu cartão de consumo, alegadamente já pago. Palavra puxa palavra, telefonema chama polícia. A identificação da senhora foi tumultuosa, com injúrias e desobediência às autoridades. Mas eis que o inusitado acontece: segundo os relatos colhidos pelo «DN», Joana «identificou-se como filha da jornalista [Fátima Campos Ferreira] e até disse aos agentes que lhes tirava a farda». Entretanto, surgiu o marido da senhora, ainda segundo o jornal, um conhecido socialista de Viseu, que ajudou a serenar os ânimos - ser político ainda tem mais força do que ser jornalista. Como nem a filha nem mãe estiveram disponíveis para prestar declarações, ou seja, ficámos com o «prós e contras» incompleto, tomamos, para já, por boa a versão das autoridades.

Perdido de bêbado

Com as contas nipónicas num caos, o ministro das Finanças, decidiu participar numa conferência de imprensa na cimeira do G-7 no estado que o video documenta. Shoichi Nakagawa tinha toda a pinta de ter tomado uns copitos. E não de sake, a famosa bebida japonesa. Depois das críticas,demitiu-se. Há uns meses atrás, também na cimeira do G-7, Sarkozy apareceu em estado semelhante, mas resistiu à pressão mediática, mandando censurar os que denunciavam os seus embaraçosos soluços.

A (in)competência dos «palhaços»

Paulo Nogueira da Silva, camionista português, foi condenado a três anos de prisão acusado de condução negligente por ter provocado um acidente a 20 de Outubro de 2008 que causou a morte de 6 pessoas, em Inglaterra. O camionista, que reside em Espanha, ficou com a carta apreendida por três anos, devendo efectuar novos exames para poder reaver o título. Um famíliar das vítimas não escondeu o seu desapontamento pela decisão e comparou a justiça britânica a um «circo». A nossa justiça também tem muitos palhaços e acrobatas, só que por cá, dificilmente um processo é julgado em 5 meses, como este, com o prevaricador, em casos semelhantes, a continuar impunemente a fazer a sua vidinha, como se nada fosse. Aliás, se bem me lembro, o atropelamento mortal de 2 pessoas na Av. Infante D. Henrique, junto ao Ministério das Finanças, e um outro no Porto, que vitimou várias crianças, ainda nem chegaram a tribunal. Já passou um ano. O costume.