11 fevereiro, 2009

A culpa foi do «terreno errático»

23 remates e 1 golo...de penalty. O balanço do amigável desta noite com a Finlândia, no «paquiderme» estádio do Algarve. «Terreno errático», foi como o professor Queiroz justificou o desacerto da finalização. Uma selecção de miúdos porreiros e com alguma vontade, e sem as «vedetas» em forma, não deve chegar para assegurar a qualificação para o Mundial 2010, na África do Sul. Ainda para mais quando é preciso ganhar os jogos praticamente todos. Dia 28 de Março, depois do jogo com a Suécia no Porto, podemos voltar a ouvir falar de Scolari.

Manobra de diversão

Parece garantido que, se os portugueses quiserem, Sócrates fará em Portugal o que Zapatero fez em Espanha, abrindo uma frente de conflito com a Igreja. Agora, ressuscitar o tema eutanásia, em simultâneo com o casamento dos homossexuais, é uma boa manobra de diversão dos mestres da propaganda do Rato. Como diria Pacheco Pereira, «essa não é a questão essencial».

Há palhaços no Parlamento

O Parlamento presenciou esta tarde mais um debate quinzenal de alto coturno. O irado Sócrates e o truculento Rangel protagonizaram uma rasteira troca de argumentos sobre as origens da alegada «campanha negra». De permeio, ainda se escutou, alto e em bom som, um sonoro «Palhaço!» vindo das bancadas do hemiciclo. Tão solícitos em invocarem a «defesas da honra», desta feita nenhum dos parlamentares usou esta figura do regimento parlamentar por se sentir atingido. Se calhar, têm a perfeita noção daquilo que são.

Tudo em família

Informa o «Sol» na edição online, o jornal oficial do caso Freeport, que Pinto Monteiro nomeou as procuradoras Teresa de Almeida e Fernanda Pêgo para dirigir as investigações do processo. A notícia sublinha que Teresa de Almeida (na foto, na companhia de «Mizé» Morgado) foi, em tempos de faculdade, namorada de Durão Barroso, actual presidente da Comissão Europeia.
Depois de reveladas as ligações do «Manecas», do Arouca, do primo e do tio do Sócrates, parece que neste enredo toda a gente se conhece de forma muito íntima.

A irreversível evolução da espécie

Numa altura em que se discute a teoria da evolução das espécies de Darwin e na véspera da inaguração, na Gulbenkian, de uma exposição sobre Charles Darwin, apresentamos um cartoon pleno de oportunidade.