11 janeiro, 2009

Um presidente eleito cheio de fome

Ontem ao almoço, Obama quis dar uma de presidente de todos os americanos à mesa e apareceu de surpresa no Ben's Chili Bowl, em Washington. Pediu um «cachorro quente» (seguramente que foi confeccionado diante de, pelo menos, 18 elementos dos serviços secretos, não vá o diabo tecê-las), mas, azar dos azares, esqueceram-se de colocar o indispensável queijo no hot dog. Já não há respeito!
VIDEO

O advogado do «Pantera Negra»

Se, por acaso, Rogério Alves chegar a presidente do Sporting, o grande Eusébio da Silva Ferreira terá, com grande probabilidade, de mudar de advogado. Caso não saiba, o ex-bastonário da Ordem dos Advogados é o causídico do «Pantera Negra» desde que este chegou a Portugal.

Um português na Casa Branca?

Um cão de água português poderá ser o futuro companheiro de brincadeiras das filhas do presidente eleito dos EUA, conforme revelou hoje Barack Obama. O presidente eleito dos EUA revelou em entrevista à ABC que o cão prometido às suas filhas para compensá-las pela sua paciência durante a campanha eleitoral será um cão de água português ou um "labradoodle". Sempre que um novo «inquilino» e respectiva prole entram na Casa Branca a curiosidade suscitada pelo animal de estimação acaba por ser maior se comparada com a escolha de um qualquer secretário de Estado. Desta vez, com crianças ao «barulho» o entusiasmo passou todos os limites, mesmo se sabendo que Malia, a filha mais velha do casal Obama, tem alergia a pêlo de cão.

Concorrência madrugadora

É já um espaço que ninguém, pelo menos os mais atentos aos jornais, dispensa. A revista de imprensa nocturna que SIC-N e RTP-N fazem ao bater da 1 da manhã. Qual não foi a surpresa quando soubemos que DN, JN e 24 horas, do grupo de Joaquim Oliveira, deixaram de facultar as primeiras páginas dos jornais de véspera por «motivos editoriais». Tenho cá um feeling que o «Correio da Manhã», que é dos jornais que mais tarde fecha a edição, anda a roubar algumas ideias à concorrência...

Fervilhante serão televisivo em perspectiva

O serão de amanhã, segunda-feira, promete do ponto de vista político. Constança Cunha e Sá convida Pedro Santana Lopes, na que será a primeira entrevista do candidato do PSD a Lisboa, e na SIC, Máro Crespo estreia o seu espaço de entrevistas com AJ Jardim, a partir do Funchal. O ultimatum a Ferreira Leite não está fora das cogitações. Mais tarde, na RTP-1, a D. Fátima Ferreira, apresenta mais um «Prós & Contras». No dia em que Ronaldo deverá ser eleito pela FIFA o melhor de 2008, o programa debruçar-se-á sobre de que forma o valor do jogador projecta o nome de Portugal no exterior. As audiências do «debate mais importante da TV portuguesa» devem andar por baixo...

A leitura dos primeiros resultados

Terminou ontem a primeira sondagem da «Civilização». Sem qualquer veleidade de querer ser o «novo» Rui Oliveira e Costa das sondagens, pode-se extrair a ilação de que os valores obtidos, não científicos e meramente indicativos, não revelam surpresas. Aparentemente. Metade dos que responderam, totalizando 14 votos, pensam que Sócrates vai ficar a escassa margem da maioria absoluta. Depois, 21 por cento rejeitam que esta consiga ser alcançada. 17 por cento estão convictos que o PS reeditará os valores de 2005. Para concluir, 3 optimistas, porventura «laranja», acreditam que o PSD vai dar a volta e, com ou sem Manuela, vai voltar ao governo. Mas, como dizem os políticos, a grande e verdadeira sondagem só lá para o Outono.
Os nossos agradecimentos a todos os 28 «eleitores» de circunstância. Voltaremos a solicitar a vossa opinião, muito em breve.