06 janeiro, 2009

A «mãe» de todas as sondagens

Ano novo, funcionalidades novas. Para reforçar a interactividade com quem passa por este blog, disponibilizamos no canto superior direito da página um espaço para uma sondagem que se pretende o mais actual possível. O tema da semana é, como não podia deixar de ser, a entrevista com o «nosso» Primeiro. Atenderá o povo o seu pedido de maioria absoluta? Vote. Não tente é enganar o computador, que só aceita um voto por dia.

A matança

É por imagens como esta que Israel impede a imprensa internacional de entrar na Faixa de Gaza, evitando a ampliação insustentável da matança. O bombardeamento de duas escolas da ONU matou 40 civis, a maioria crianças.

O anti-borlas

Paulo Branco vai ser um dos portugueses mais detestados nos próximos tempos. O seu recurso para a Autoridade da Concorrência, contra o cartão da Zon que possibilitava aos clientes desta empresa ir , pelo menos, 52 semanas por ano ao cinema «à borlix», foi aceite pelo menos nos próximos 90 dias. Branco tem 20 salas no país e a Lusomundo 200. Enquanto a batalha legal vai arrastar-se, ninguém sabe por quanto tempo, não resta alternativa senão copiar na net ou comprar dvd's com imagens e legendas manhosas à porta dos mercados ao preço da uva. Agora, escolha!

Playboy em português

A edição portuguesa da Playboy deverá chegar ao mercado durante o primeiro trimestre de 2009, marcando a entrada da portuguesa Fresta Corporation na área de media. A competição promete ser muita apertada com a Maxmen, FHM e GQ. Fazem-se apostas para quem será a «bomba» escolhida para a capa de estreia: As «tenrinhas» Cláudia Vieira e Luciana Abreu, a «durona» Alexandra Lencastre ou alguma «moranguita» surpresa?

Outra vez a «tanga»

Percebe-se agora o motivo principal e o timing escolhido para Sócrates ter concedido a entrevista de segunda-feira à SIC: o anúncio oficial da recessão antes do governador do Banco de Portugal. Constâncio oficializou hoje, o que se se suspeitava há muito. Erros nossos, má fortuna, voltámos a retroceder. O défice, depois de também ter sido obsessão socrática, volta a subir não se sabe bem até onde e do desemprego todos evitam estimar uma previsão, mas os dois dígitos estão na cabeça de todos. É um regressso ao passado, mas para pior, quando Barroso em 2003 proclamou no Parlamento o célebre discurso «da tanga».

Menos uma comentadora de política...

O Tribunal da Relação de Lisboa (TRL) condenou a jornalista Inês Serra Lopes a um ano de prisão pelo crime de favorecimento pessoal na forma tentada no caso do alegado sósia de Carlos Cruz, arguido no processo Casa Pia. (...) A Relação de Lisboa refere que Inês Serra Lopes mostrou à ex-funcionária da Casa Pia Ana Paula Valente fotografias de um antigo funcionário da RTP, explicando que se tinha reformado por razões psiquiátricas, gostava de se fazer passar pelo apresentador de televisão Carlos Cruz e ter-se-ia separado da mulher porque "andava com miúdos". Diz ainda que a jornalista pediu a Ana Paula Valente que fosse entregar as fotografias ao Departamento de Investigação e Acção Penal (DIAP) de Lisboa a fim de serem "juntas ao processo Casa Pia". Segundo o TRL, em acórdão proferido em Dezembro passado, a jornalista quis "criar no espírito dos magistrados e órgãos de polícia criminal (OPC) (...) dúvida séria" sobre se teria sido Carlos Cruz ou o alegado sósia a praticar os crimes que estavam a ser investigados, por "ter havido erro de identidade quanto ao autor dos factos". Menciona ainda que Inês Serra Lopes não conseguiu o que pretendia porque Ana Paula Valente revelou à Polícia Judiciária (PJ) que tinha sido a então directora do "O Independente" e filha de António Serra Lopes, um dos defensores de Carlos Cruz, a entregar-lhe as fotografias.
Fonte: Agência Lusa

A «viradeira» na Casa Pia

O advogado do embaixador Jorge Ritto defendeu hoje, perante o tribunal, que o seu constituinte não pode ser condenado pelos crimes que é acusado por ser «homossexual». A manha dos causídicos não conhece limites. Ainda se descobre que os acusados da Casa Pia são todos «virados».

Prossegue a campanha eleitoral

«Durante uma das [quatro] cantigas, ouvi-vos dizer que gostariam de estar aqui no próximo ano. Pois quem sou eu para o impedir. Pela minha parte, terei o maior gosto em rever-vos no próximo ano», José Sócrates, dirigindo-se ao grupo de alunos do Colégio Militar, Instituto de Odivelas e Instituto Militar dos Pupilos do Exército, após lhe terem cantado as Janeiras, na residência oficial do Primeiro-Ministro, Agência Lusa, 6 Janeiro 2008