11 dezembro, 2008

Distúrbios fazem ricochete no BCP

Mil milhões de euros de prejuízos. Até agora. É a tragédia grega. Nem as 12 sucursais do BCP escaparam.

A dúvida do dia

Vi no telejornal da «TVI» e não acreditei. Depois de prestar declarações à imprensa à porta do tribunal de Monsanto, José Maria Martins, o causídico famoso por defender «Bibi», pegou na malinha e apanhou um dos poucos autocarros que por ali passam, com destino às Amoreiras. Um sinal de consciência ecológica de Martins ou o homem, habituado a andar bem montado no seu BMW, também anda em poupanças no «pitrol»?

«Duas batatadas» democráticas

As sessões do parlamento madeirense já estão a pedir um lugar na grelha do MEO ou da ZON. O deputado sr. Coelho do PND voltou a fazer um número de folclore, recebendo o troco de pronto de AJ Jardim. O líder regional reconheceu que «sou mal-criado, sim senhor» e, depois de ter ameaçado com a independência pela enésima vez, disse para quem quis ouvir, que dava «duas batatadas (ao sr. Coelho)» e mandava-o «pela porta fora». Canal Parlamento da Madeira, já!
VIDEO

«Milu» abanou, mas não caiu

Maria de Lurdes Rodrigues para além de teimosa, politicamente falando, não prima pela simpatia. Ela e Sócrates são uma espécie de «gémeos», separados à nascença. Ontem, na abertura da Futurália no Parque das Nações a «senhora ministra» (como o PM lhe chama) foi interpelado pelos «melgas» do programa da TVI «Caia quem Caia». Objectivo: fazer-lhe umas perguntinhas tolas e oferecer-lhe um presente de Natal - produtos de higiene e cosmética. «Milu» recusou e zarpou dali para fora, à boa maneira de Sócrates.

«Funcionário do governo» e «empertigado»

Ainda não se esgotaram os ecos da entrevista de Medina Carreira. A blogosfera está pejada de análises ao conteúdo da retórica do entrevistado e da performance do entrevistador. João Gonçalves em «Portugal dos Pequeninos» define José Gomes Ferreira como «empertigado» e a cascata de comentários apensos são de tal maneira variados que chegam a chamar ao jornalista da SIC «um funcionário do governo a fazer perguntas com o paleio do Sócrates». Já não há respeito pela imprensa livre e democrática!

Agarra que é ladrão...do filho de Sócrates!

Nem um dos filhos do Primeiro-Ministro escapou à vaga de assaltos. Conta o «24 Horas» que Eduardo, 13 anos, estava na companhia de um adolescente da sua idade, em Telheiras, nas imediações da casa da mãe, quando foi abordado por quatro meliantes que lhe subtraíram um Iphone e um telemóvel. São Bento não comenta o caso, mas se Sócrates for como Sarkozy, que ordenou (e com resultados imediatos) a célere detenção do autor do roubo da mota do seu filho, já deverá ter dado firmes e determinadas instruções ao ministro da Administração Interna, Rui Pereira, para localizar os larápios e recuperar o produto do roubo.

Non ou a vã glória de comemorar

Um fenómeno este Manoel de Oliveira. 100 anos e ainda no activo, pleno de energia. A imprensa mundial confere-lhe o merecido destaque, por exemplo, em Espanha.

A frase do dia

«Somos um país de papagaios», Medina Carreira, SIC-Notícias, 10 Dezembro 2008