04 dezembro, 2008

Os olhos também comem


Fica em Albufeira o terceiro restaurante «The Lingerie» português. Com direito de admissão reservado a maiores de 18 anos, os empregados apresentam-se em trajes menores e os manjares eróticos estão baptizados com nomes altamente sugestivos: «Vias de facto» (bruchetta tomate al pesto), «bacanal tântrico» (bacalhau com massa folhada e batata exótica), «3 Pés duvidosas» (bife com três pimentas e legumes) e para sobremesa «Swing» (quente e frio de gelado). O chef da cozinha chama-se Luis Pessanha e despediu-se do Hotel Marritot em Londres para integrar este projecto. A comida deve ser mesmo boa...

No democrático regime chinês fazem isso...

«A Assembleia Legislativa da Madeira vai retardar as emissões em directo na internet para poder cortar "cenas desprestigiantes"», in «Público», 4 Dezembro 2008

Aos seus lugares...

Alberto João Jardim, reiterou hoje, no Funchal, que o PSD nacional terá, em Janeiro do próximo ano, de fazer uma análise séria da situação política. «No PSD anda tudo doido porque não tem sabido aproveitar esta oportunidade para a responsabilidade do país lhe vir cair nas mãos com a maior facilidade». Depois da «falsa partida», nomeadamente na distrital de Braga, está em preparação a operação para afastar a respeitável senhora depois das tréguas natalícias. A «trapalhada» da demissão do Obama boy, Sampaio e Melo, do Gabinete de Estudos do partido, foi o último tiro no pé.

Previsões do Trichet 2009

Jean Claude Trichet - Deixa-me cá tirar os óculos, para ver melhor. De facto, o Sócrates é que tem razão, os portugueses com a descida das taxas de juro vão viver muito, mas muito melhor, em 2009.

Cair no goto e em graça

O que é preciso para pertencer à selecta «casta» dos comentadores televisivos? Não sabemos. Mas intuimos. As novas carinhas larocas da moda, para contrapor aos intragáveis Resendes, Delgado, Serra Lopes & company, são Pedro Marques Lopes, representando a ala direita e Rui Tavares, com incursões no terreno mais à esquerda. No plano económico, a crise bancária fez emergir uma nova estrela no firmamento dos analistas da pátria: João Duque, professor do ISEG, que nos últimos 6 meses já apareceu mais tempo no pequeno ecrã do que Manuela Ferreira Leite. Méritos? Ter uma boa retórica e, principalmente, cair no goto. Como em quase tudo, mais vale cair em graça do que ser engraçado. Como dizia um saudoso anúncio dos CTT, «é meio caminho andado».

Estranha forma de vida

Portugal e os portugueses têm várias questões mal resolvias com o seu passado e a própria historia. Faz hoje 28 anos que morreram Sá Carneiro e Amaro da Costa, quando o avião que os levava ao Porto se despenhou no bairro de Camarate, no fim da pista da Portela. O filme e os livros sobre a fatídica noite de 1980 fizerem e fazem correr rios de tinto. Curiosamente, estreou hoje «Amália, o filme». A família da fadista contesta a abordagem do realizador e interpôs uma providência cautelar contra a exibição do filme. Continua a tocar-se, vezes demais, com os dedos nas feridas, sempre demasiado expostas. Nunca melhor dito, é uma estranha forma de vida.

Sindicalistas com excesso de imagem

Começam logo pela fresca no «Bom dia, Portugal», continuam, durante o dia, na SIC Notícias e na RTP-N e fazem o pleno televisivo nos boletins noticiosos do serão. Mário Nogueira e o meu homónimo Dias da Silva, João de primeiro nome, estão em todas. À porta das escolas, à porta do Ministério da Educação. Ao contrário do que se possa pensar, creio que o arrastar da situação vai prejudicar a imagem dos sindicatos e da sua luta. E essa de que os cerca de 400 mil professores, segundo teoria recente a maioria é socialistas desde pequenina, vão todos deixar de votar PS, é uma tese meramente académica e que dificilmente terá tradução prática.

Histórias de encantar

A quadra é propícia a leituras de Natal. Uma boa proposta pode ser «Histórias que contei aos meus filhos», da autoria do presidente da AMI, Fernando Nobre. Ao longo de 54 páginas, o médico recapitula as histórias e os valores a elas associados fruto da sua vasta experiência humana, que inventou para os filhos. O Urso, o Macaquinho e o Colibri, O menino Pescador e o Golfinho, A Princesa Viajante e o Velho Rei, o Macaco Albino, o Nababo e Vaidoso Idris, são as histórias deste activista que já realizou mais de uma centena de acções humanitárias.

A frase do dia

«Em Portugal, dizem-nos, não há dinheiro para os grandes projectos. Então e os pequenos projectos - arranjar as calçadas, cuidar dos jardins, melhorar o transporte urbano, pintar prédios, cuidar de aldeias?», Rui Tavares, in «Público», 4 Dezembro 2008

Tortura publicitária

A «Sábado» chama hoje a atenção para uma campanha promocional publicada no Diário Económico de 25 de Novembro, a propósito do lançamento do novo Semanário Económico, agora ao sábado. Uma brincadeira (terá sido?!) na redacção levou a que fosse publicada uma notícia com o seguinte título: «Teixeira dos Santos admite recurso à tortura». O subconsciente de algum jornalista ou publicitário levou-o a associar a «tirania fiscal» deste governo, segundo Paulo Portas, à tortura fiscal. Segundo se sabe, até à data ninguém foi despedido.