19 novembro, 2008

Ena pá, ele voltou!

Nem tudo é mau no imenso marasmo nacional. O grande Manuel João Vieira, o mentor dos Irmãos Catita e dos eternos Ena Pá 2000, famosos pelo seu grande hit «Marilú», está de volta. Estreia no próximo domingo, 23 Novembro, às 23h40, na RTP2, o programa «Um Mundo Catita». Enquanto ainda é uma incógnita se Vieira será, de novo, candidato a alguma coisa, ou a Belém ou a S. Bento, fica um aperitivo de um programa que não promete ultrapassar nem as audiências, nem o orçamento dos Gato Fedorento. Aqui fica um cheirinho, algo tirolês...
VIDEO YOU TUBE

Contas à beira do precipício

O presidente da Entidade das Contas, José Miguel Fernandes, pediu a demissão a apenas dois meses de terminar o mandato. Em causa está a alteração à lei do financiamento dos partidos, inscrita no Orçamento do Estado, de forma a permitir doações em dinheiro vivo. O Governo jurou que foi um lapso, mas Fernandes acha que o alegado engano «não foi inocente». O homem é visionário e antecipou o que aí vinha: para o ano vamos ter três eleições e muito dinheiro estafado nas habituais campanhas obscenas e para os habituais almoços e jantares de carne assada, a oferta de electrodomésticos e o pagamento dos concertos de Tony Carreira e dos Anjos.

Bom senso ou jogada de marketing?

Os Coldplay são, na actualidade, uma lufada de ar fresco no árido panorama musical. Longe de ser uns Queen, U2 ou Dire Straits, são uma banda consistente e com uma generosa dose de marketing associada. Mas as notícias não são as melhores para os fãs. Chris Martin, o vocalista, declarou hoje que pretende meter os «papéis para a reforma» até aos 33 anos, ou seja, em 2010, por recear tornar-se uma estrela de rock decadente. «Tenho agora 31 anos e acho que as bandas não deviam continuar depois dos 33. Estamos a tentar fazer o máximo possível até ao final do próximo ano, em todos os sentidos. Não acredito em pausas», defendeu o músico. Fazem sentido as declarações de Martin, mas também podemos estar na presença de um bluff, até porque o conjunto britânico lança já na sexta-feira novo album, Prospekt's March, o segundo no espaço de poucos meses.

Ovação à ministra

Fia-te na virgem...

«Sou o primeiro, o segundo e o terceiro (melhor) do mundo», Cristiano Ronaldo, em entrevista ao jornal «Estado de São Paulo», 18 Novembro 2008

A obsessão e o embaraço

Cavaco está mais preocupado com o Estatuto dos Açores e a linha editorial dos órgãos de comunicação social do que com as tropelias que se passam na Madeira. O último episódio é trazido no «Público» online: «o gabinete do Presidente da República questionou a direcção editorial da Lusa sobre a veracidade de uma notícia que levantava dúvidas sobre eventuais diferenças na forma como a agência tratou entrevistas dadas por Cavaco Silva e José Sócrates a outros órgãos de informação, confirmou ao PÚBLICO uma fonte oficial do Palácio de Belém.» O presidente prefere debruçar-se sobre o acessório, em vez de preocupar-se sobre o que é verdadeiramente essencial. Afinal, os «media» nunca deixaram de ser uma das suas obsessões.
PS: O primeiro mandato de Cavaco está longe de ser um passeio. Agora é a «amizade perigosa» com Dias Loureiro, comprometido, embora negue, com a história do BPN, e a sua manutenção no cargo de Conselheiro de Estado. Parafraseando Sócrates, não há amizades ilegais, mas a ética e a moral, ou a falta delas, podem ferir, de morte, o exercício de um cargo político. Um caso a acompanhar.