28 outubro, 2008

É a vida!

É desconcertante a forma como «este» PSD faz oposição ao Governo. Paulo Rangel, o seminarista líder parlamentar laranja, atirou-se como gato a bofe a uma notícia do «Expresso» de sábado que revelava que José Sócrates ligara ao director do «Diário Económico» para desancá-lo sobre uma notícia publicada sobre o Orçamento. Francamente não estamos a ver onde está o mal. Ainda para mais quando é sabido que Sócrates é useiro e vezeiro em falar directamente com jornalistas. Porventura, o senhor Rangel deve pensar que os «seus» anteriores líderes, Mendes, Marcelo, Santana e Menezes, são «virgens» em pegar num telefone e ligar para as redacções ou para os respectivos directores para condicioná-los. É a história das pedras e dos telhados de vidro. É por estas e por outras que o PS vai ganhar as eleições e, mesmo antes disso, o PSD vai organizar o seu enésimo congresso em meia dúzia de anos. É a vida!

A saúde frágil de um quase Presidente

A uma semana das eleições, teme-se, cada vez menos, pela vitória de Obama, mas aumenta a preocupação sobre a saúde do candidato democrata. Correm na net, especialmente no omnipresente You Tube, vários videos em que Obama aparece a espirrar, a fungar e a tossir. Para piorar as coisas, hoje, em Chester, na Pensilvânia, o político discursou tendo por companhia uma carga de água que desabou sobre a sua cabeça .

«Deus» treina a Argentina

Depois de anos a lançar «bitaites», Diego Maradona chega onde queria: a seleccionador da Argentina. O povo ama o seu «Deus», mas não lhe perdoaria um falhanço na qualificação para o Mundial 2010. O pior é que o curriculum de «El Pibe» como treinador não é famoso, em 1994 dirigiu durante quatro meses a Mandiyú de Corrientes e em 1995 «aguentou» 8 semanas no Racing de Avellaneda. A ver...

Mais uma viagem, mais uma corrida

Os dois grandes amigos, Lula e Sócrates, encontraram-se hoje em Salvador da Baía, para mais uma cimeira luso-brasileira. Não se confirma que se tenha falado dos dentistas, mas parece que o «Magalhães» veio à baila. Para não fugir à tradição, a manhã foi aproveitada pelo Primeiro-Ministro para o habitual footing. Mais uma viagem, mais uma corrida...

A frase do dia

«O Partido Socialista (PS) teve vergonha de se ver associado aos homossexuais em ano de eleições e portanto recorreu à jota [Juventude Socialista (JS)] para passar aquela mensagem porque os jovens são menos responsabilizados», José Moura Soeiro, ex-deputado do Bloco de Esquerda, PortugalDiário, 28 Outubro 2008

Democracia virtual

«If the world could vote?» é um interessante site sobre a forma como o resto do mundo vota nas eleições americanas. Apesar de não ter cariz científico, esta pequena amostra dá para confirmar a popularidade de Obama um pouco por todo o globo. Uma análise atenta constata que em 200 países, John McCain apenas ganha na...Albânia e na Macedonia. O candidato democrata faz o pleno em vários países, como é o caso da Zâmbia, Argélia, Arménia, Benim e Botswana.
Portugal é dos países com mais votos virtuais nos candidatos, mais de 35 mil. Obama, mais uma vez, recolhe uma votação esmagadora, 93 por cento, contra 6 de McCain.

Gilardino não tem uma mão divina

O avançado da Fiorentina, Alberto Gilardino, foi castigado pela Liga Italiana com dois jogos de suspensão depois de ter marcado um dos golos da vitória da sua equipa diante do Palermo de forma irregular. O comité disciplinar considerou que o internacional italiano utilizou o braço de «forma deliberada» para marcar o golo, ao minuto 19, conduta classificada de «anti-desportiva». Gilardino comemorou o golo e a frio disse que a sua acção tinha sido «involuntária». Se fosse cá, o caso seria passível de recursos atrás de recursos. Por lá, as sanções, cumprem-se. Comer e calar!